Por Jorge Rezende da Secom-CMJP
Responsável pela animação do Bloco Tambiá Folia na noite deste sábado (3), fazendo parte do segundo dia de programação da maior prévia carnavalesca do Brasil, o Folia de Rua de João Pessoa, o cantor e compositor baiano Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, concedeu entrevista coletiva à imprensa paraibana nesta manhã. O bate-papo com os jornalistas ocorreu nas dependências do Hotel Nord Class, na Praia do Cabo Branco.
Falando da sua carreira, dos seus sucessos musicais, da cultura popular, dos caminhos da indústria do Carnaval baiano e do comportamento social das pessoas durante o período de Carnaval, Tatau ressaltou a sua participação no Tambiá Folia: “A gente tá muito entusiasmado e feliz pelo convite. A gente já respira Carnaval por todo o país. Sei que é um evento [o Folia de Rua] extremamente mobilizado e organizado. Um evento que tá todo mundo de olho no que vai acontecer”.
“O meu repertório para o Tambiá Folia é o repertório da minha história, obviamente mesclado com muitas coisas que têm acontecido nos últimos anos. A filosofia hoje no meu trabalho é a ação e reação. A gente canta, sente e vai desenvolvendo todo aquele processo que vai acontecendo ali durante o show”, explica Tatau o que ele programou para o palco em Tambiá. O evento será transmitido ao vivo, a partir das 21h, pela TV Câmara e Rádio Câmara FM.
Há 19 anos, a agremiação originária de um dos bairros mais tradicionais de João Pessoa reúne cerca de dez mil foliões. O bloco que, segundo Sérgio Nóbrega, presidente da agremiação, surgiu como uma festa de amigos, cresceu até formar um grande bloco, atraindo foliões de todas as regiões da cidade.
Sérgio Nóbrega destaca que a expectativa para este ano é que o bloco reúna ainda mais pessoas. “O Bloco Tambiá Folia já virou uma grande tradição”, afirma. O tema desta edição é ‘Trabalho Infantil não dá ritmo’. Além disso, o bloco vai realizar uma homenagem especial a Corrinha Mendes, considerada um ícone do Bloco Cafuçu e que faleceu recentemente.
A festa pré-carnavalesca do Tambiá Folia acontece na Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega, no Bairro de Tambiá, e vai ser animada pelo cantor Tatau, pela Orquestra de Frevo Tambaú e a banda de pagode Os Mulatos a partir das 19h.
O artista
Gilson Menezes dos Santos Dorea, o Tatau, nasceu em Salvador (BA), no Bairro do Tororó, no dia 22 de janeiro de 1969. Cantor, compositor, percussionista e instrumentista, ele alcançou sucesso nacional na Banda Araketu. Tatau começou a cantar ainda pequeno aos 14 anos e compondo músicas aos 16. Ainda trabalhou como percussionista. Participou de um festival, promovido pelo grupo Olodum, na qual saiu vencedor com a música de sua autoria, ‘Protesto do Olodum’, esta que serviria para ser o sucesso mais conhecido do Olodum.
Aos 18 anos, iniciou-se a sua carreira profissional ao integrar a Banda Araketu (que estava em processo de formação), na qual começaria a lançar grandes sucessos como ‘Araketu é Bom Demais’; ‘Ô Meu Pai’; ‘Araketu é Dez’; ‘Festa na Cidade’; ‘Pipoca’ e ‘Mal Acostumada’. Além de compor músicas como ‘Futuro Prometido’, ‘Ainda Existe Amor Em Nós’ e ‘O que Tinha que Dar’ (gravadas pelo grupo Sorriso Maroto).
Outros sucessos: ‘Balanço do Camaleão’ (gravado pelo Chiclete com Banana); ‘Hora Agá’ (gravado por Ivete Sangalo, na época em que estava na Banda Eva); ‘Loirinha’ (gravado pelo grupo É o Tchan!); ‘Sonho Real’ (gravado por Vavá, na época em que estava no grupo Karametade), dentre outros. Em 1994, Tatau recebeu o prêmio de ‘Cantor Revelação’ como vocalista da Banda Araketu.
Em 2008, Tatau anunciou sua saída da Banda Araketu para seguir carreira solo, assinando um contrato de cinco anos com a gravadora brasileira Deckdisc. Sobre o motivo, ele disse: “Levei alguns anos para estruturar e direcionar minha carreira. Hoje, com a idéia bastante amadurecida, aposto nesse novo caminho, com mais autonomia e mais abrangência”. No mesmo ano de sua entrada na carreira solo, Tatau lançou o CD ‘Formas e Formas’, contando com 14 faixas, sendo nove de sua autoria.
Posteriormente, depois de quatro anos e sete meses, o cantor anunciou seu retorno ao grupo, sendo que Larissa Luz (que assumia o comando desde então) se desligou da banda. Para comemorar o retorno, a banda, agora sob o comando de novo de Tatau, lançou o single ‘A Volta’. O show de estreia de seu retorno aconteceu em 30 de agosto de 2012, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, na qual contou com diversos convidados, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Levi Lima e Manno Góes (ambos do Jammil e uma Noites), Saulo Fernandes, Bruno (vocalista do Sorriso Maroto), além de participações dos atores Luís Miranda e Henry Castelli. Em 2015 anunciou sua nova saída do Araketu para continuar a carreira solo.