Notícias

Carnaval de Jacumã reúne diversas atrações

publicado: 07/02/2016 01h00, última modificação: 05/02/2016 22h20
Pág 8 - Escurinho.jpg

Escurinho vai apresentar ao público músicas dos seus quatro CDs já lançados - Foto: Divulgação

tags: carnaval 2016 , jacumã , escurinho , totonho


Lucas Silva
- Especial para A União

Uma boa opção de lazer para quem não vai passar o Carnaval na cidade com os blocos carnavalescos é comparecer ao espaço do Beach Hotel Jacumã no final de semana e participar do Carnaval MultiCultural de Jacumã. Serão dois dias de festa no qual o público poderá conferir entre as atrações shows de Cida Alves, Seu Pereira Samba Trio, Jotinha e Seu Reginal, Escurinho, entre outros.

Além dos shows, os artistas irão puxar marchinhas de Carnaval, forró pé de serra, samba, coco, embolada, maracatu e muita discotecagem. A festa começa às 17h, com o pôr do sol à beira mar. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento no valor de R$ 10 reais. É importante lembrar que como os ingressos serão vendidos apenas na hora é bom chegar cedo para garantir o seu passaporte.

Uma das atrações do domingo (7) que irá tomar conta do palco será o cantor e compositor Totonho. A apresentação, que irá passear do seu primeiro EP ‘Coco Ostentação’ até o seu último CD, faz ainda um mix de composições dos discos ‘Totonho e os Cabra’ e ‘Sabotador de Satélite’ já lançados.

Antes de ser chamado de Totonho pelos seus seguidores, Carlos Antônio Bezerra da Silva foi vendedor de buchada de bode e assistiu a muitas cantorias de repentistas de sua cidade natal, Monteiro, na Paraíba. Com sua casa sempre cheia, o músico começou a ter o seu primeiro contato com a musicalidade e veio a João Pessoa.

Após sua chegada à capital paraibana, o cantor se uniu com outros músicos formando a atual banda intitulada “Totonho e os Cabra”. Segundo Totonho, toda sua trajetória resultou no que ele é hoje e nos discos que compôs com sua banda. “Sou melhor compositor. Eu parto do princípio de uma frase, desmancho, faço outra, mudo, transformo, busco um sinônimo. Eu sou tipo um pedreiro que vai quebrando um tijolo até ele caber em sua construção”, comentou Totonho.

Além do show, uma novidade que o artista está reservando para os fãs é o lançamento do novo álbum que será gravado no Rio de Janeiro, logo após o Carnaval. Este será o terceiro registro musical da carreira da banda, com o nome “Os Sambas Que Cartola Não Quis Fazer”.

Com produção de Kamal Kassin, mesmo produtor que fez o disco “Sabotador de Satélite”, o novo álbum vai balançar as estruturas e propor ao público uma reviravolta no centro do ‘cabra’ e dar início a novos caminhos entre o fino coletivo e Jakcson do Pandeiro.

Já na segunda (8) outro nome forte do cenário paraibano que irá se apresentar no evento será o cantor e compositor Escurinho. No show, o artista apresentará ao público músicas dos seus quatro CDs já lançados.

“Estou muito animado para essa apresentação, porque esse evento mostra ao público que Carnaval não é apenas as marchinhas e frevo, e sim, uma mistura de ritmos como ciranda e coco que irei apresentar em meu show”, comentou Escurinho.

Atualmente, sua banda é composta por seis integrantes, nos quais são Jairo Gomes (bateria e percussão), Guga Grimaldi (bateria e percussão), Jr Júnior (baixo), Ruan Medeiros (guitarra), Dave Kane (trompete) e Nerei Freitas (trombone).

Em suas músicas, Escurinho traz uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae, do experimentalismo ao rock, do forró ao baião, do caboclinho ao boi de reisado, dos ritmos afros e tribais e do maracatu ao côco de embolada.

Com uma trajetória de quase 30 anos de carreira, Escurinho tem na bagagem quarto CDs, um DVD e turnês nacionais e internacionais. Também atuou no teatro, sendo responsável pela trilha sonora do espetáculo Vau da Sarapalha, inspirado na obra de Guimarães Rosa.

“Quando migrei para o teatro eu já fui pensando na música, então foi uma grande surpresa e ao mesmo tempo um prazer poder fazer parte desse novo universo”, comentou.

Pensando em projeto futuros, no final deste ano Escurinho pretende montar mais um novo projeto, dessa vez voltados para o âmbito da poesia. “Quero trabalhar com coisas destinadas a cultura popular, em especial com cordel”, comentou. Em 2015, o cantor conseguiu aprovação do seu último projeto intitulado ‘Cirando de Maluco’ que surgiu a partir da pesquisa na área da cultura popular e das expressões nordestinas, como também como plataforma para divulgação da produção musical dos artistas convidados.

Como resultado desse projeto, o músico produziu com o patrocínio do FIC Augusto dos Anjos, o cd do mesmo título, com algumas cirandas que foram criadas através de improvisos nos shows.