Cátia de França fala sobre show, produção de novo disco e música que está em álbum recém-lançado por Simone

publicado: 23/03/2022 09h02, última modificação: 23/03/2022 09h02
20170805_show.catia de franca_© rguedesphotos_0341.JPG

Foto: Roberto Guedes

por Guilherme Cabral*

Uma surpresa. Assim reagiu a cantora e compositora Cátia de França, ao saber que a cantora Simone incluiu no mais novo álbum, Da Gente, lançado pela Biscoito Fino nas plataformas digitais na última sexta-feira (18), a música ‘Estilhaços’, de autoria da artista paraibana, em parceria com Flávio Nascimento. “Fui informada pela minha produtora, em João Pessoa, e por uma amiga, de São Paulo. Para mim, foi como receber um presente de Papai Noel fora de época e me emocionou demais”, confessou ela, que também usou a mesma canção para dar nome ao seu segundo disco, de 1980.

A princípio, Cátia de França comentou não saber como a composição foi incluída no álbum de Simone, que contém 12 faixas, todas exclusivamente de autores nordestinos, incluindo também outra canção paraibana: ‘Naturalmente’, de Socorro Lira e Roberto Tranjan. “Não houve nenhum buxixo. Foi um segredo guardado a sete chaves. Como ela me segue no Instagram, acredito que Simone chegou a isso através do compositor e músico pernambucano Juliano Holanda, produtor desse novo disco que conhece toda a minha obra e tocou comigo há cinco anos. Eu também conheço seus pais e quem deu o primeiro cabo de violão para Juliano fui eu”, acrescentou Cátia.

A artista paraibana gostou do resultado obtido pela cantora baiana na gravação da música em Da Gente. “Ela deu um enquadramento musical diferente, através do seu bom gosto e talento. A música tem a identidade de Simone, que tem uma força que emociona. Simone cantando uma coisa vira outra. O arranjo também ficou muito bom”, disse Cátia de França, que pretende, na companhia do produtor Juliano Holanda, agradecer à cantora por esse trabalho.

“Gravei ‘Estilhaços’ como forró em 1980, ainda em vinil, disco que se tornou um ícone, tido como raridade. Depois de 10 anos, gravei em ritmo africano, o afoxé, mas também pode ser blues. A espinha dorsal da música continua. A letra é do músico fluminense Flávio Nascimento, que me deu de presente o único livro de poemas que publicou e do qual escolhi ‘Estilhaços’. É uma música que tem que ser incluída no repertório onde eu vou, assim como ‘Kukukaya’ e ‘Coito das Araras’, entre outras’, lembrou a paraibana, que tem 75 anos de idade, nasceu na cidade de João Pessoa e reside desde 2005 em São Pedro da Serra, na cidade de Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Em seu perfil no Instagram, Cátia agradeceu a Simone: “A gravação de ‘Estilhaços’ veio no momento certo e na hora certa por essa diva que sempre influenciou todas nós”. Já a cantora baiana chegou a declarar, através da imprensa, que “Cátia é de uma força extraordinária, as melodias dela são fantásticas”.

Disco de inéditas

No próximo sábado (26), Cátia de França se apresentará a partir das 20h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, no encerramento da programação do ‘Mês das Mulheres’, série de atividades realizada em parceria pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A distribuição de ingressos será no próprio dia do evento, das 14h até o início do show, na bilheteria do teatro, e cada pessoa poderá retirar no máximo dois ingressos.

“Pretendo apresentar três canções inéditas. Uma é ‘Espelho de Oloxá’, com letra de Cristal Saraiva (RN) e música minha e de Regina Limeira, composta há dois anos, cuja última estrofe da letra diz o seguinte: ‘Tranquilamente em alerta / alma e cabeça aberta / desperta sentindo o silêncio / como o pai da conversa / cada mulher que se impõe nos liberta’. Oloxá é uma orixá que cuida das lagoas. Outra é ‘Indecisão’, que fala de amor e compus na minha adolescência, daí a letra muito ingênua; e, ainda, ‘Negritude’, que é contra o racismo’, enumerou a cantora e compositora, que também é instrumentista e escritora.

No show, ela estará sendo acompanhada pelo músico Cristiano Oliveira e apresentará repertório de 15 canções, que incluem as mais conhecidas e marcam sua trajetória artística, mas também outras inéditas.

Falando em novidades, Cátia de França informou que, entre os planos para este ano, gostaria de lançar um novo disco só de músicas inéditas. “De imediato, é o que estão me cobrando e já está no tempo”, afirmou a cantora e compositora, que em 2016 lançou o álbum Hóspede da Natureza, através de edital da Natura Musical. “A espinha dorsal do disco está pronta, mas, quando chegar o momento, vou conversar com a produção para saber de que forma será o lançamento, já que atualmente, com a internet, o costume é ir lançando música por música”, comentou a artista.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de março de 2022