Guilherme Cabral
"O fato de cantar na minha terra é motivo de alegria e de satisfação, pois é o local onde nasci. Vou matar a saudade do público e mostrar músicas inéditas e um apanhado dos sucessos da minha carreira”, confessou para o jornal A União a cantora e compositora Cátia de França, ao falar antecipadamente sobre o show - que contará com as participações especiais de Totonho e Jonathas Falcão, conhecido pelo nome artístico de Seu Pereira - que realiza hoje, a partir das 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, para lançar seu novo disco, cujo título é Hóspede da Natureza, produção do selo Porangareté, com patrocínio do programa Natura Musical, álbum que mescla uma gama de ritmos com outra paixão da artista: a literatura. Os ingressos custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia entrada) e podem ser adquiridos no site Sympla (http://bit.ly/catiadefrancajp) e na Parahybolica, instalada no Box 9 da própria instituição. A classificação é livre.
Cátia de França esclareceu que a faixa que intitula o novo álbum é inspirada no livro - considerado a bíblia hippie - intitulado Walden, ou A Vida nos Bosques, escrito em 1847 pelo poeta e naturalista norte-americano Henry David Thoreau (1817 - 1862). O CD tem 14 músicas autorais, que versam sobre a relação entre o homem e a natureza, tudo envolto pela literatura e gêneros musicais. Alguns exemplos: ‘Grandezas Pantaneiras’, baseada em trechos da obra do poeta Manoel de Barros; o reggae ‘Geração’; a bossa nova - à la Tom Jobim - ‘Rua do Ouvidor’; os blues ‘Evidências’ e ‘Tramas da Cidade’, além do bumba-meu-boi ‘Debaixo da Tamarineira / Ô, Mateu’ e ritmos africanos. Ela confessou que, por morar, desde 2005, em uma serra localizada no Distrito São Pedro da Serra, no Estado do Rio de Janeiro, o clima rural também contribuiu para dar esse enfoque ao trabalho.
Além de Hóspede da Natureza, o público também poderá adquirir, no local do show, o primeiro disco solo da artista, o 20 Palavras ao Redor do Sol - baseado em poemas do pernambucano João Cabral de Melo Neto, cuja direção musical foi de Zé Ramalho, lançado em 1979 e, agora, considerado um clássico cult - e o CD anterior, denominado No Bagaço da Cana um Brasil Adormecido, de 2012, onde aborda o ciclo canavieiro na região Nordeste, conforme descrito por José Lins do Rego, em seus romances. A propósito, Cátia de França vai estrear hoje à noite, no palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira do Espaço Cultural. E, embora ainda não a conheça, disse considerá-la “fantástica”, baseada apenas no que ela já ouviu de amigos e outros artistas.
Durante o show, cuja produção geral executiva é de Juan Forecchi e o figurino assinado por Lília Sofia Hedin, Cátia de França estimou que espera apresentar pelo menos 26 músicas. Além, naturalmente, das 14 faixas do seu novo álbum, ela disse que ainda vai incluir, no repertório, alguns dos sucessos de sua carreira de mais de quatro décadas, a exemplo de ‘Coito das Araras’, ‘Kukukaya’, ‘Avatar’ e ‘Estilhaços’ e 'Não Marque as Horas'. Além das participações especiais de Totonho e Seu Pereira, a artista estará acompanhada de banda formada pelos seguintes músicos: Daniel Cahon (contrabaixo), Coquinho (bateria), Gabriel Policarpo (percussão), Marcelo Bernardes (sax, clarinete, flauta, pife) e Wiliam Belle (guitarra e violão).
Cátia de França chega a João Pessoa depois de se apresentar, na noite de ontem, na cidade de Recife (PE). Ela disse que o próximo compromisso, em sua agenda, é o Festival de Inverno de Garanhuns, que prossegue até o próximo dia 30. A turnê da artista para lançar o álbum Hóspede da Natureza ainda inclui as cidades de Vitória (ES), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A cantora e compositora paraibana disse que o patrocínio da Natura Musical, cuja seleção ocorreu por edital nacional, contribuiu para que pudesse gravar e lançar seu novo disco à altura do que o projeto merecia. A propósito, esse programa - que completou 10 anos de atuação em 2015 - já apoiou projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural em âmbito nacional e regional. Ao longo daquele período, se pode contabilizar o apoio à realização de mais de 1.250 produtos culturais (cerca de 1.100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e cinco filmes), com 1,3 milhão de pessoas diretamente impactadas e cerca de 118 milhões investidos (60% de recursos próprios e 40% de verbas incentivadas). E, atualmente, proporciona o lançamento de, em média, 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo Brasil, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente.