Notícias

Audiovisual

CCBnB exibe mostra de cinema francês

publicado: 10/01/2024 09h26, última modificação: 10/01/2024 09h26
A partir de hoje, em Sousa, no Sertão paraibano, será exibida semanalmente uma produção francófona
1 | 4
Até o final do mês, o evento vai exibir gratuitamente os longas-metragens: ‘O Mundo Atrás de Nós’(foto), ‘La Combattante’, ‘Les Pires’ e ‘Adeus, Idiotas’ - Foto: CCBnB/Divulgação
2 | 4
La Combattante - Foto: CCBnB/Divulgação
3 | 4
Les Pires - Foto: CCBnB/Divulgação
4 | 4
Adeus, Idiotas - Foto: CCBnB/Divulgação
10.01 - Mostra de Cinema Francês O Mundo Atrás de Nós LE MONDE APRES.jpg
17.01 - Mostra de Cinema Francês - La Combattante1.jpg
24.04 - Mostra de Cinema Francês - Les Pires.jpg
31.01 - Mostra de Cinema Francês - Adieu Les Cons.jpg

por Guilherme Cabral*

O longa-metragem O Mundo Atrás de Nós, que mescla romance e drama, dirigido por Louda Ben Salah-Cazanas, será exibido hoje, às 17h30, no Teatro Multifuncional Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBnB), localizado na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, abrindo a Mostra de Cinema Francês. Depois da sessão, o curador de cinema cearense Elvis Pinheiro, em participação especial, vai falar sobre o filme com os espectadores.

O evento, que pretende apresentar as narrativas, performances e a estética visual característica da cinematografia contemporânea da França, é realizado por meio de parceria do CCBnB com o Instituto Francês e vai se estender até o dia 31 deste mês, sempre nas quartas-feiras, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e a recomendação é consultar a classificação indicativa de cada um dos quatro filmes que integram a programação.

“Após a exibição de O Mundo Atrás de Nós, produção de 2021 e lançada no ano seguinte, pretendo falar a respeito desse filme, que apresenta o cotidiano de Labidi, um jovem com grandes sonhos. A geração que tem dos 20 aos 30 anos de idade vai se identificar com esse filme, porque aborda preocupações dos jovens em relação, por exemplo, a conseguir entrar no mercado de trabalho e a questão de encontrar uma moradia. Mas também deverei falar sobre o cinema francês contemporâneo, o que é a mostra e o que o público pode esperar desse evento”, afirmou o curador Elvis Pinheiro, vindo da cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri do Ceará. Na ocasião do bate-papo, também estará participando o produtor executivo da mostra, Sérgio Silveira.

Pinheiro foi o curador de todas as edições da mostra no CCBnB, em Sousa. “Há quem se especialize no cinema de outros países, mas eu gosto do cinema francês, já tendo assistido a muitos filmes, ao longo dos anos. Como curador, na escolha dos filmes, eu procuro aspectos como a técnica, a estética e o enredo. Por causa da influência dos Estados Unidos, o público não considera o cinema americano como filme estrangeiro, acostumado, por exemplo, com os filmes da Disney. Minha preocupação, como curador, é formativa de público. Como o público não se repete, em cada sessão, para não assustá-lo, não escolho filmes mais radicais, que sejam difíceis de entender, mas filmes para jovens, como comédias. É um exercício de inteligência para que o público conheça algo diferente para ampliar seus conhecimentos”, comentou ele.

Parceria

A programação da mostra continuará na próxima quarta-feira (dia 17), com a exibição do filme La Combattante, dirigido por Camille Ponsin. Na trama, Marie-José Tubiana, de 90 anos de idade, é uma etnóloga aposentada, especialista em Darfur. Todos os dias, ela recolhe cuidadosamente testemunhos de refugiados para autenticar as suas histórias e completar os seus ficheiros de requerentes de asilo. Apesar da idade, ela usa seu conhecimento e uma vida inteira de pesquisas para liderar sua luta – a luta de uma vida dedicada aos outros.

Já no dia 24, a atração será o drama Les Pires, filme das cineastas Lise Akoka e Romane Gueret, que ganhou o prêmio na mostra Un Certain Regard (“Um Certo Olhar”, em tradução livre), no Festival de Cannes, na França, em 2022. Na comédia dramática, um grupo de jovens é, de forma inesperada, escolhido para estrelar um longa-metragem na periferia francesa.

A mostra será encerrada no dia 31, com a exibição de Adeus, Idiotas, dirigido por Albert Dupontel, cujo enredo se dá em torno da busca pela verdade e pelo perdão. Uma mulher busca o filho que deu para adoção aos 15 anos. Durante sua procura, ela conhece um homem à beira da exaustão e um arquivista cego empolgado, e o trio improvável embarca na missão de encontrar a criança. A produção foi destaque no Festival Varilux de 2021 e recebeu sete das 12 indicações ao Prêmio César, no mesmo ano.

O produtor executivo da mostra, Sérgio Silveira, informou que a mostra começou em 2018. “A partir de parceria que tem sido firmada com o Instituto Francês, o CCBnB, com a nossa produção e a curadoria de Elvis Pinheiro, trazemos para Sousa a força do cinema francês, esses conceitos de cinema de arte que o cinema francês tanto difunde, pautado na cinefilia, e que influencia o nosso cinema brasileiro. Em 2018 começamos trabalhando com clássicos e contemporâneos franceses e, em 2022, após o intervalo da pandemia, fizemos o resgate de alguns filmes, pautado no que o cinema francês tinha perdido de atores e diretores. Fizemos exibição do Demônio das Onze Horas, de Godard, e sempre em cada uma dessas mostras trazendo filmes premiados, filmes que circularam em grandes festivais e, agora, a gente chega com uma safra atualíssima do que vem sendo produzido na França. Todos os filmes dessa mostra foram produzidos em 2022, exceção de O Mundo Atrás de Nós, de 2021”, disse ele.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de janeiro de 2024.