Notícias

no espaço cultural

Celebração do ato de escrever

publicado: 30/04/2024 08h58, última modificação: 30/04/2024 08h58
‘Paraíba na Literatura V’ será lançado hoje na Noite da Literatura, que será realizada na Livraria A União, no Espaço Cultural

por Esmejoano Lincol*

Os autores paraibanos têm muito a falar sobre suas obras e sobre si mesmos. Mas o que outros colegas têm a falar desses mesmos autores – sobre vida, textos e legado? Esta é premissa de um dos livros que a Editora A União lança hoje no evento Noite da Literatura, que faz homenagem ao poeta Juca Pontes, falecido em 2023: o catálogo Paraíba na Literatura V reúne perfis descritos em texto por críticos, jornalistas e escritores paraibanos sobre outros literatos de nosso estado. A celebração deste trabalho será na Livraria A União, localizada no Espaço Cultural, em Tambauzinho, João Pessoa. Este evento, com entrada franca, está marcado para as 18h. O Noite da Literatura também lança o livro Memórias A União – Volume I, que reúne depoimentos de pessoas importantes para a história de nosso jornal.

Paraíba na Literatura V dá continuidade a um projeto iniciado em 2020 e que acumula outros quatro volumes, reunindo 20 textos de autores paraibanos sobre personalidades importantes de nossa cena literária. Alguns dos textos também recorrem a relatos pessoais, quando há proximidade entre quem escreve e para quem o perfil está direcionado. Esta nova edição possui texto de apresentação escrito pelo governador João Azevêdo.

Os paraibanos que viraram verbetes neste volume são: Águia Mendes, Amador Ribeiro Neto, Antônio Mariano, Débora Gil Pantaleão, Deusdedit Leitão (falecido em 2010), Dôra Limeira (falecida em 2015), Edson Régis (falecido em 1966), Ipojuca Pontes, João Batista de Brito, José Camelo (falecido em 1964), José Vieira (falecido em 1948), Marineuma de Oliveira, Martinho Moreira Franco (falecido em 2021), Mercedes Cavalcanti, Nelson Barros, Otacílio Batista Patriota (falecido em 2003), Ramalho Leite, Socorro Aragão, Tiago Germano e Vitória Lima.

Entre os “perfiladores” de cada um dos autores descritos acima, estão, respectivamente: Rinaldo Fernandes, Expedito Ferraz Jr. Aglaê Fernandes, Guilherme Delgado, José Nunes, Regina Behar, Sérgio de Castro Pinto, Paulo Melo, Maria Vilani de Sousa, Vicente Barbosa, Flávio Ramalho, Germano Romero, Carlos Pereira, Helder Moura, Sandra Raquew Azevêdo, Melânio Maia, Waldir Porfírio da Silva, Ana Isabel de Souza Leão, André Cananéa e Genilda Azerêdo. A reportagem de A União conversou alguns dos autores e seus homenageados.

Nelson por Sandra

A professora e pesquisadora Sandra Raquew Azevêdo escreveu texto sobre o cronista Nelson Barros. Os dois escrevem uma vez por semana no caderno Cultura, de A União. Sobre o Paraíba na Literatura e seus cinco volumes, Sandra diz ser importante “levarmos essa coleção para diferentes espaços, inclusive os educacionais, pela relevância que esse catálogo tem para a Paraíba e para o Brasil, em razão da qualidade do que é produzido aqui”.

Nelson é homenageado pela amiga com título que evoca seu “belo jardim existencial” – referência à cidade de origem do autor, Belo Jardim, em Pernambuco. O autor diz ser grato à A União pela oportunidade de ser “autor de fato”, já que antes da estreia de sua coluna, concomitante à publicação de seu primeiro livro, seus textos estavam reunidos em posts de redes sociais. “É uma honra tão grande para mim estar neste catálogo que eu nem sei como descrever’”, pontua Nelson.

Débora por Guilherme

O poeta e tradutor Guilherme Delgado escreveu o texto da escritora e assim chamada agitadora cultural Débora Gil Pantaleão, trazendo o neologismo “conficção” para adjetivar o trabalho da colega, no título de seu perfil. “Estive presente no lançamento do primeiro livro dela, Se Eu Tivesse Alma, em 2015. O leitor que convive com a sua obra se vê, então, motivado a fazer uma síntese dessas linhas de força. Isso faz de Débora uma autora sempre inquieta e estimulante”, assevera Guilherme.

Pantaleão comemora a inserção de seu perfil neste quinto volume do projeto. “Acho necessário para a Paraíba crescer ainda mais enquanto um estado que abarca uma imensidão de artistas e escritores da melhor qualidade. Muito honrada de ter meu trabalho de quase uma década reconhecido”, conta Débora.

MEMÓRIAS A UNIÃO - PARAÍBA NA LITERATURA V

- Lançamento hoje, às 18h
- Na Livraria A União (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa)
- Entrada franca

Tiago por André

André Cananéa, hoje editor do Correio das Artes, suplemento literário de A União, foi colega de Tiago Germano na redação do Jornal da Paraíba. “Tive a honra de ser convidado para perfilar não só um amigo querido, mas um dos maiores talentos da nova safra de autores paraibanos. Tiago é um tremendo contista e um romancista de mão cheia – e, não à toa, mereceu indicações ao Prêmio Jabuti”, conta Cananéa.

Livro traz os perfis de 20 escritores, cada texto escrito também por um autor diferente | Foto: Evandro Pereira

Já Tiago, tema do texto intitulado “Cronista, contista romancista e quase poeta”, afirma que a obra serve tanto como fonte de pesquisa para interessados no assunto quanto como meio de valorização de autores locais. “Minha presença no livro é uma grande surpresa, provavelmente por ter sido escrito por alguém que é mais do que colega de longa data, mas por um irmão. Ele fez mistério até a última hora! Eu fico genuinamente surpreso e feliz, vai ser interessante ler um pouco dessa história sob as lentes de outra pessoa”, projeta Tiago.

Conhecer a literatura

William Costa, diretor de Mídia Impressa de A União e que também é um dos responsáveis pela curadoria de textos do livro, diz que o catálogo mescla autores novos e experientes para dar uma visão extensa e completa da produção literária e crítica do estado. “A ideia que move a coleção é tirar muitos autores e autoras que, por algum motivo, estavam esquecidos, sem descuidar dos valores contemporâneos. O que tem valor precisa ser conhecido”, assevera o diretor, destacando o sucesso dos primeiros volumes.

As memórias de A União

Além de Paraíba na Literatura V, a editora lança nesta Noite da Literatura o Memórias A União – Volume I, livro que reúne depoimentos colhidos no projeto homônimo para o YouTube. A cada domingo, o canal TV A União traz depoimentos de pessoas que trabalham ou que trabalhavam em A União, em entrevistas concedidas a Luís Carlos Sousa. As conversas também são publicadas na edição dominical do jornal. Ao todo, 32 figuras importantes para o jornal estampam as páginas desse livro – e em cada capítulo há um QR Code para acessar a entrevista completa, no YouTube.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de abril de 2024