Notícias

Espaço Mundo encerra programação especial com muito indie e hardcore

publicado: 28/04/2016 00h05, última modificação: 28/04/2016 09h40
questions.jpg

Criada no ano 2000, a banda paulista Questions é uma das atrações do evento - Foto: Divulgação

tags: espaço mundo


Lucas Silva - Especial para A União

Encerrando a programação de aniversário de sete anos do Centro Cultural Espaço Mundo, o público pessoense poderá conferir no berço do circuito cultural as apresentações da banda Questions e do músico Jéf na próxima sexta e sábado. As performances, que abrem as portas para o último final de semana deste mês, proporcionaram aos paraibanos uma viagem que parte do ritmo indie chegando até ao hardcore. Os ingressos para cada apresentação possuem valores diferentes.

As comemorações, que tiveram início na última sexta, trouxe para o público um variado leque de apresentações musicais, além de eventos gastronômicos.

Dando início aos movimentos artísticos voltados para o universo musical, o show da banda Questions, residente de São Paulo, traz à capital a turnê comemorativa pelos seus 16 anos de atividade. O evento começa às 23h e ingressos custam R$ 10.

Criada no ano 2000, por amigos moradores da periferia de São Paulo, a Questions traz em suas letras valores que seus integrantes aprenderam nas ruas: união, respeito e a luta contra qualquer tipo de intolerância. A banda é formada por Pablo Menna (guitarra), Edu Andrade (voz), Hélio Suzuki (baixo) e Duz Akira (bateria), tem cinco discos lançados e já fez show por todo o Brasil, além de quatro tours na Europa e três na Rússia.

Tendo seu primeiro registro, a demo “We Shall Overcome” lançado em fita cassete em junho do mesmo ano, a banda começou a fazer show em diversas cidades do País, sendo um dos primeiros a abertura para o Shelter em São Paulo. Ainda em 2000, a música “Real Enemy” foi escolhida para integrar o cd coletânea da Revista Trip (nº 84, Outubro), com tiragem de 100.000 exemplares, além de ser o primeiro clip realizado pela banda, coseguindo veiculação nacional através da Mtv e Rede Minas.

Já a apresentação do sábado fica por conta do cantor Jéf Jéferson de Souza, ou simplesmente Jéf. O músico de indie folk irá se apresentar às 22h, dentro do projeto “Quanto Vale o Show?”, em que o público, de forma livre e consciente, contribui com o valor que achar justo pelo show, e todo o valor arrecadado é destinado ao artista.

Unindo o seu folk envolvente a letras carregadas de amor, simplicidade e admiração pela vida, Jéf vem sendo destaque no cenário musical. Nascido no interior do Rio Grande do Sul, o cantor traz um olhar poético e uma leveza na composição de suas letras, capaz de transmitir sua paz de espírito e sua própria arte. Seu disco de estreia, intitulado “Leve”, foi considerado por muitos sites de música, como Brasileiríssimos e Tenho Mais Discos que Amigos, entre os 10 melhores lançamentos de 2015.

Sendo um jovem de apenas 25 anos, Jéf é o que se pode chamar de “força da natureza”, expressão acabada da arte sem as nefastas interferências do “mercado”. Em músicas como Pra Depois, Quando Você Voltar, Intervir e Leve transbordam sinceridade e uma emocionante aposta na busca da felicidade. O que poderia parecer destoante da vida atual, torna-se um alento para atentos ouvintes de música e um sopro de esperança para almas jovens atrás de identidade cultural.

Com dois discos já lançados, a carreira de Jéf passou por uma série de situações que testaram a força da sua música. Além de passar pelo Breakout Brasil, subiu ao palco do Festival El Mapa de Todos, em Porto Alegre, em novembro passado, com casa cheia. Dividiu o palco com outros artistas nacionais como os cuiabanos Vanguart, também na capital gaúcha, na casa de shows Opinião. E talvez mais importante que tudo, realizou dezenas de apresentações em sua região, no interior do Estado, valorizando respeitosamente as origens de sua arte.

Além disso, o cantor traz em sua bagagem pessoal influências de grandes cantores, bandas e compositores brasileiros e estrangeiros como The Beatles, Glen Hansard, Los Hermanos, Feist, Regina Spektor, Athlete, Jorge Drexler e Roberto Carlos.

registrado em: