Notícias

Chapeuzinho Vermelho em uma versão bem familiar nos palcos

publicado: 16/09/2017 00h05, última modificação: 16/09/2017 09h49
Chapeuzinho.jpg

A peça traz para os pais e filhos uma direção de cunho contemporâneo, destacando a magia de se brincar no lar - Foto: Rafael Passos


Linaldo Guedes

Todo mundo conhece a história de Chapeuzinho Vermelho. É aquela clássica dos Irmãos Grimm, da garotinha que sai pela floresta de gorro vermelho levando guloseimas para a vovó, mas o Lobo Mau aparece para estragar a festa. Quem quiser conhecer uma nova versão, divertida e lúdica da história, não pode deixar de ir no Teatro Ednaldo Egypto nos finais de semana de setembro. “Chapeuzinho Vermelho em Família” estará em cartaz a partir das 17h de hoje, amanhã e sempre aos sábados e domingos durante este mês de setembro, no mesmo horário.

O espetáculo “Chapeuzinho Vermelho em Família” traz aos pais e filhos uma montagem contemporânea na direção, trazendo aos palcos a magia do brincar em família, onde tudo que temos em nossa casa, pode se transformar por meio da brincadeira de fazer teatro.

A montagem da peça é do Gota (Grupo Organizado de Teatro Amador), criado em março do ano de 2016, com o objetivo de buscar, investigar, experimentar e se aprofundar nas mais diversas formas de encenação teatral. O grupo é composto por arte-educadores e artistas de diversificadas áreas, traçando um elo uníssono entre atores e atrizes experientes e atores e atrizes em formação, de diversas idades inclusive crianças.

É a partir dessa difícil, porém rica e interessante diversidade que o grupo começa a sua primeira montagem, denominada “Chapeuzinho Vermelho em Família”. Ao observar alunos de diversas faixas etárias, e em rodas de conversas, o grupo percebeu algo em comum e de certa forma preocupante diante da realidade exposta. Famílias alegando falta de tempo para uma maior e efetiva participação no processo educativo das crianças e jovens, delegando assim, na maioria dos casos, tal função exclusivamente a escola, o que problematiza a formação completa do cidadão, uma vez que educação começa em casa, como se diz o velho ditado.

Diante desta problemática, o grupo se propõe a montar um espetáculo que tem como “pano de fundo” a tão antiga e conhecida história dos clássicos infantis: Chapeuzinho Vermelho, onde toda criança e/ou adulto codifica símbolos e sabe identificar elementos, porém adentrando os limites do bem e do mal, dos finais felizes e clichês das histórias infantis, abordou-se a ênfase na importância da família no processo de formação de valores e caráter do ser (criança/jovem) em formação, tendo como ferramentas poderosas e indispensáveis, além do afeto e aconchego familiar, a leitura, a arte, a criatividade e o permitir-se experimentar.

O espetáculo “Chapeuzinho Vermelho em Família” conta de forma leve e divertida a história de uma família comum, como tantas outras, com suas características, suas responsabilidades e seus costumes, que por meio da brincadeira de fazer teatro descobre um mundo cheio de possibilidades para resolver situações do dia a dia. O espetáculo é um convite aos velhos e bons almoços de domingo em família, com piadas dos tios, correria dos primos, velhas histórias recontadas e sempre tão deliciosas de ouvir, tudo diante dos olhares atentos e generosos dos vovôs e vovós.

“Chapeuzinho Vermelho em Família” é um espetáculo que abraça o público em geral, com uma linguagem simples, mas bem pensada, que prende, diverte e faz viajar todo e qualquer espectador. Isto porque surge da vivência pessoal e coletiva do próprio grupo, que abraça a ideia de transformar lares divididos, afastados e frios a partir do contar, viver e experenciar histórias, um método tão antigo e ainda revolucionário, é o que propõe este grupo, uma gota de ânimo e esperança, num mundo caótico e devastado pela intolerância e desrespeito.