Notícias

Chico César, Camerata Béradêra e Letieres Leite farão show beneficente em CG

publicado: 08/11/2018 09h12, última modificação: 08/11/2018 09h12
Casa do Béradêro por Thercles Silva--2 (2).JPG

Show vai arrecadar fundos para a instituição que acolhe meninos e meninas de Catolé do Rocha em situação de vulnerabilidade social - Foto: Thercles Silva/Divulgação

tags: chico césar , camerata béradêra , letieres leite


Um trabalho artístico que está se destacando será apresentado em Campina Grande, no Agreste, pela primeira vez. O músico paraibano Chico César, o projeto sóciocultural do Sertão, Camerata Béradêra, e o maestro baiano Letieres Leite misturam seus sons na 2ª edição do evento que reverterá a renda para o Instituto Cultural Casa do Béradêro. O show começará a partir das 21h e as entradas serão vendidas a partir da próxima segunda-feira (12).

Sobre as atrações, o repertório de 14 músicas segue algumas composições do artista Chico César, como “É só pensar em você” e “Paraíba”, e outros clássicos de compositores nordestinos. “É um momento especial, no qual reunimos músicas que sentimos prazer em cantar e tocar. Apresentamos para a cidade o resultado dos esforços do projeto do Instituto, músicos fantásticos, que deixam a todos encantados”, disse Chico César. Já o músico Letieres, um premiado arranjador e maestro reconhecido internacionalmente, está fazendo os arranjos inéditos para essa apresentação em Campina Grande. Pela primeira vez, ele e Chico César tocam juntos. 
O show tem o objetivo de arrecadar fundos para a instituição de Catolé do Rocha, no Sertão, que sempre acolhe meninos e meninas que querem aprender a tocar um instrumento e encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, este show aconteceu em João Pessoa, lotando os mais de 600 lugares do Espaço Cultural.  
 A Camerata Béradêra é um grupo formado por alunos e ex-alunos de música do projeto sócio cultural do Instituto, que foi fundado e é apoiado pelo músico Chico César junto com sua primeira professora de canto, a freira Iracy de Almeida. O grupo tem mostrado seu potencial artístico e agradado por onde passa. Segundo Chico César, a ideia foi aprimorar o evento a partir de Campina Grande. 
“Desta vez, o show vem mais elaborado, com arranjos especiais que abordam o tema ‘Sertão Paraibano’. Será uma apresentação muito bonita, contamos com a presença de todos que quiserem apreciar uma boa música”, convidou. 

Béradêro
A maioria dos integrantes da orquestra Camerata Béradêra conseguiu ingressar no curso de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também no mercado de trabalho. Segundo a organização do Instituto, os adolescentes do projeto fazem parte das maiores orquestras do Estado, como as Orquestras Filarmônica Jovem da Paraíba, Sinfônica Jovem da Paraíba, Sinfônica da Paraíba, Sinfônica Municipal de João Pessoa, Orquestra de Cordas do IFPB, dentre outras, graças à formação recebida na Casa do Béradêro. O projeto já atendeu a mais de dois mil alunos em 23 anos de existência. Eles usam o tempo livre dedicando-se aos estudos das artes, reduzindo as chances de ingresso na criminalidade e outros malefícios sociais. 
Serviço 
Evento: Show beneficente com Chico César, Camerata Beradêra e Letieres Leite 
Local: Teatro Facisa - R. Manoel Cardoso Palhano, 38-122, bairro Itararé
Hora: 21h 
Investimento: R$ 60, inteira e R$ 30, estudante