Notícias

Chico César leva novo show ao festival Caminhos do Frio 2016

publicado: 24/07/2016 00h05, última modificação: 23/07/2016 10h23
Capa do disco.jpg

Chico César já foi gestor cultural da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba, e agora volta ao estado para apresentar o disco Estado de Poesia - Foto: Divulgação

tags: Chico César


Guilherme Cabral

O cantor e compositor Chico César vai estrear, como artista, no Caminhos do Frio - Rota Cultural 2016, que está na 11ª edição e é organizada pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, com o apoio do Governo do Estado, entre outras instituições -. Ele apresenta o show Estado de Poesia - que também é o título homônimo do seu novo disco - hoje, a partir das 21h, na praça pública do Município de Remígio, cidade localizada na microrregião do Curimataú Ocidental, que, a propósito, participa do evento - cujo tema é “Cultura e Agroecologia na Serra” - pela primeira vez. “A Paraíba é meu primeiro público”, garantiu ele para o jornal A União e que, na próxima quarta-feira, dia 27, às 16h, na Livraria Nobel, instalada no 1º andar do Mag Shopping, em João Pessoa, também lançará seu primeiro livro infantil, cujo título é O Agente Laranja e a Maçã do Amor (selo Escritinha, do Grupo Editorial Escrituras, 48 páginas, R$ 32).

“Para mim, é um imenso prazer participar, como artista, do Caminhos do Frio pela primeira vez. Já tinha dado algumas canjas, com outros artistas, quando fui secretário de Cultura. Acho importante que a ação tenha se ampliado com a entrada de novas cidades no programa”, disse Chico César para o jornal A União. Acompanhado de banda, o artista observou, ainda, que também será seu primeiro show em Remígio, o qual será baseado no disco homônimo Estado de Poesia, mas incluindo músicas de diversos momentos da carreira. A propósito, na área da música, a outra atração do evento, nesta noite, é o forrozeiro Assisão.

Indagado sobre como se sentia em poder voltar a fazer show na Paraíba, depois de exercer o cargo de secretário de Estado da Cultura de 2011 a 2014, durante a primeira gestão do atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), Chico César respondeu o seguinte: “Eu me sinto muito feliz. Já havia voltado como artista, ao levar o Estado de Poesia a João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em outubro do ano passado. É muito mais leve ser artista que gestor mas eu gostei muito da oportunidade de fazer algo pelo meu lugar na condição de gestor público. E aprendi muito”.

“Para mim, é uma oportunidade de, ao lado de minha banda, formada por músicos paraibanos, mostrar o som que temos levado para o País inteiro e, também, para fora dele. É o momento de reencontrar amigos, parceiros e meu primeiro público: a Paraíba”, confessou Chico César, ao falar sobre sua expectativa com relação ao show que realizará hoje, na cidade de Remígio. Ele ainda disse que, no momento, não está com nenhum outro projeto em vista. “Nada de novo. Só correr mundo com o show Estado de Poesia”, garantiu o artista.

Já na área da literatura, o livro intitulado O Agente Laranja e a Maçã do Amor será a quarta obra a ser lançada pelo cantor e compositor Chico César, mas o primeiro direcionado ao público infantil. “Antes lancei Cantáteis - Cantos Elegíacos de Amozade (é com “o” mesmo), Rio sou Francisco e Versos Pornográficos. O livrinho é a história de um fiscal da Prefeitura de João Pessoa que se apaixona pela Maçã do Amor na Festa das Neves”, disse ele.

“Esse fiscal é muito sério e sisudo até que chega numa barraquinha, na Festa das Neves, em João Pessoa, e pergunta à vendedora que fruta é essa. Por que não pergunta a mim?, respondeu para ele a própria fruta, que é uma maçã. Ele se assusta, mas se apaixona pela fruta, a rapta e vão morar no campo, onde se tornam Alan Laranjeira e Maciel Macieira”, contou Chico César, ao falar sobre o novo livro, durante sua participação - como convidado para fazer a trilha sonora - no programa Encontro com Fátima Bernardes, exibido pela TV Globo na manhã da última terça-feira, dia 19. Na ocasião, ele cantou as músicas "Os Reis do Agronegócio" e "Estado de Poesia”.

Conhecido no Brasil e no mundo como compositor e cantor de rara inventividade, Chico César é também poeta (Cantáteis) e, como este livro mostra, um contador de histórias imaginosas e simples, onde as palavras são saboreadas com o ouvido, os olhos e a boca. "O Agente Laranja e a Maçã do Amor nos deixa com a alegria da descoberta e a esperança de que a festa poética da imaginação do autor não fique somente neste passeio”, registra o poeta - também paraibano - Bráulio Tavares, em texto escrito para a obra, que é ilustrada pela artista Fernanda Lerner, formada em Desenho Industrial e que descobriu sua paixão pelo desenho há pouco mais de dois anos.

registrado em: