Rodolfo Amorim - Especial para A União
Diferentes vozes, com estilos singulares, ecoarão na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, na noite de hoje. A apresentação compõe o Chorus Fest, que está entre os dois eventos de encerramento das atividades da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). O evento musical é promovido pela Orquestra Sinfônica e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por intermédio do Coro Infantil da Paraíba, visando popularizar e congregar o canto coral ao gosto da sociedade paraibana, para a disseminação dessa manifestação artística. O concerto reúne vários corais, às 19h.
A terceira edição do Chorus Fest reúne sete coros, de todas as idades e tendências. Os grupos irão cantar individualmente, em conjunto, entre si e, na arte final, formarão um grande coro, com cerca de 200 vozes. Todos os conjuntos estarão com repertório eclético, diversificado, inclusive natalino.
Com direção do Maestro João Alberto Gurgel, o evento tem como anfitrião o Coro Infantil da Paraíba. João Alberto conta que a ação tem como ponto forte a integração entre os corais, e segundo ele, unir pessoas que não se conhecem para cantarem juntas é algo de inovador no Estado. O maestro acredita também que o cenário de coros na Paraíba, especificamente em João Pessoa, tem um movimento forte e ele apenas coloca “um tempero a mais” nesse conjunto. João Alberto lembra ainda que é importante a presença de corais em eventos diversos.
“Eu nasci inserido na música, sou filho de músico e canto desde a infância. Minha perspectiva é de mudar o conceito que muita gente tem sobre os corais. Para mim, cantar também é comunicar. Temos que lembrar que coral não deve se apresentar apenas no natal ou em solenidades formais. Para isso, é preciso mudar a fórmula também sem esquecer do clássico ”, pontuou.
O homenageado do Chorus Fest 2016 é o maestro Maurício Gurgel, que faleceu em junho deste ano e havia participado das duas primeiras edições do evento, ele era pai do também maestro, João Alberto Gurgel. Maurício foi idealizador do Coral Vozes do Sanhauá, que também se apresenta hoje. Os artistas farão uma homenagem ao falecido maestro na solenidade, com a mudança do nome do grupo para Coral Maurício Gurgel.
Participações
Outros grupos fazem parte do programa, são eles: Coro Infantil da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral Ladies, Coral das Lourdinas, Coral do Tribunal de Contas da Paraíba e Coro Sinfônico da Paraíba, com a regência do maestro Daniel Seixas. Contudo, o encerramento se concretizará com a presença marcante de vozes que foram trabalhadas durante o ano e se projetam para 2017.