A Cia Parlapatões, de São Paulo, é o destaque, neste mês de abril, da segunda etapa do projeto de circulação nacional das artes cênicas Palco Giratório, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). No próximo dia 20, dois integrantes do grupo - Hugo Possolo e Raul Barreto - ministrarão, das 9h às 13h, no Sesc Centro, em João Pessoa, oficina sobre Aula espetáculo que é destinada a atores e outros interessados, cuja entrada é gratuita, mas mediante inscrição antecipada no Setor de Cultura da entidade. Já na data seguinte (21), a partir das 16h, a companhia apresentará o espetáculo intitulado Os Mequetréfes, com acesso livre para o público, no Teatro Piollin, onde também encenará gratuitamente no sábado (22), às 16h, a peça Parlapatões Clássicos do Circo. A estreia do Palco Giratório 2017 na Paraíba ocorreu no último mês de março, com a Cia. Clowns de Shakespeare (RN), que ainda realizará hoje oficina no Sesc Centro e, no sábado, uma apresentação especial do espetáculo intitulado Abrazo no Teatro Piollin.
A oficina sobre Aula espetáculo que a Cia Parlapatões ministrará é uma demonstração do processo de trabalho do próprio grupo, cujo objetivo é revelar a utilização das técnicas circenses, da farsa, dos procedimentos cômicos e dos elementos do teatro de rua para a elaboração de seus espetáculos. O evento inclui apresentação de trechos de espetáculos e os participantes conhecem os métodos de ensaio e as questões teóricas que fundamentam a linha de trabalho do grupo, que também ensina técnicas de improvisação, dramaturgia e o repertório.
Quanto ao espetáculo Os Mequetréfes, que a Cia Parlapatões apresentará no próximo dia 21, a partir das 16h, no Teatro Piollin, o enredo mostra quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns, esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.
Já o espetáculo Parlapatões Clássicos do Circo, que será encenado no dia 22, com início às 16h, também no Teatro Piollin, reúne os mais diversos números cômicos e circenses de diversas montagens da trajetória de 18 anos de existência dos Parlapatões. Trata-se de um show de variedades que festeja o repertório do grupo e que é capaz de divertir múltiplos públicos. Ao longo de 55 minutos de alegria, os quatro palhaços passam das mais clássicas reprises aos números mais inovadores em sua linguagem.
Outra atração - esta da Paraíba - da segunda etapa do Palco Giratório é o espetáculo intitulado Estações, que a Escola Livre de Circo apresentará no próximo dia 20, a partir das 16h, no Teatro Piollin, com entrada gratuita para o público. A peça mostra, por meio da linguagem do circo, teatro e dança, o movimento perene das estações do ano, focando nos aspectos estéticos do outono e inverno. Criado em 2016, essa montagem tem direção, concepção cênica e sonoplastia de Ulisses Nogueira, com edição de músicas de Lucas Justino Costa da Silva e iluminação e assistência de direção de Marinalva Rodrigues.