Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Cine Banguê exibe quatro filmes neste fim de semana

Notícias

Cine Banguê exibe quatro filmes neste fim de semana

por publicado: 16/02/2018 19h00 última modificação: 16/02/2018 19h04
Divulgação Cena do filme ‘Lamparina da Aurora', protagonizado pelo ator paraibano Buda Lira

Cena do filme ‘Lamparina da Aurora', protagonizado pelo ator paraibano Buda Lira


Guilherme Cabral

Uma boa opção de lazer neste final de semana é a programação de filmes que estão em cartaz no Cine Bangüê, instalado nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, que se localiza na cidade de João Pessoa. “O Bangüê é como um festival de cinema independente, que está sempre exibindo produções que não costumamos ver nas salas comerciais”, disse, durante entrevista para o jornal A União, o ator paraibano Buda Lira. A propósito, ele integra o elenco e protagoniza o longa-metragem 'Lamparina da Aurora', dirigido por Frederico Machado, que é uma produção nacional de 2017, mescla drama, suspense e terror e será exibido neste sábado (17), a partir das 18h. Antes, às 16h, a sessão é com o filme 'Os Iniciados', drama que tem direção de John Trengove e produzido conjuntamente por África do Sul, Alemanha, Holanda e França em 2018. Os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

“O Bangüê é o único cinema na cidade que traz para a população produções com qualidade, que não chegam nas salas comerciais”, disse, ainda, Buda Lira, que, no dia 1º deste mês de fevereiro, compareceu à sessão de lançamento do filme 'Lamparina da Aurora' no cinema da Fundação Espaço Cultural (Funesc), ocasião em que pode bater um papo com quem foi assistir ao longa-metragem. “Essa foi uma iniciativa feliz do Cine Bangüê, pois permite a interação do ator com o público e, nesse contato, os espectadores têm olhares, pontos de vista diversos, diferentes daqueles que estão participando do filme”, confessou ele.

Protagonizado por Buda Lira, Antônio Saboia e Vera Barreto Leite, 'Lamparina da Aurora' mostra a situação de um casal idoso que segue uma vida silenciosa, sem comunicação, numa casa isolada do resto da sociedade. No entanto, tal paz é perturbada pela chegada de um homem jovem e misterioso, que se instala no lugar e mantém relações ambíguas com seus anfitriões. A classificação indicativa é de 14 anos.

Já o outro longa-metragem que também está em cartaz é 'Os Iniciados', dirigido por John Trengove. O enredo é ambientado em Cabo Oriental, África do Sul, onde Xolani, um solitário operário, ausenta-se de seu trabalho para ajudar nos ritos de circuncisão Xhosa de iniciação à masculinidade. Em um remoto acampamento em uma montanha, jovens se recuperam enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura. Nesse quadro de machismo e agressão, Xolani cuida de Kwanda, um rebelde novato de Joanesburgo, que questiona os códigos patriarcais de iniciação, enquanto o próprio Xolani sofre entre seu mundo familiar tradicional e sua própria realização. A classificação indicativa é de 16 anos.

A programação de domingo (18), no Cine Bangüê, são outros dois filmes. A primeira sessão, às 16h, é com o documentário 'Visages, Villages', produção francesa de 2017 dirigida por Agnès Varda e JR. Trata-se de um documentário que tem no elenco Jean-Luc Godard, JR, Laurent Levesque e Agnès Varda. A obra retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por alguma regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. A classificação indicativa é de 10 anos.

O outro filme em cartaz é 'Pela Janela', drama produzido em 2018 por Brasil e Argentina, dirigido por Caroline Leone, cuja exibição começa às 18h. O longa-metragem conta a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em uma fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma. Classificação indicativa: 10 anos.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41