Notícias

Cineclube da FCJA exibe o longa "Cenas de um Casamento"

publicado: 05/07/2017 00h05, última modificação: 05/07/2017 07h52
Cenas 1.jpg

O longa tem 145 minutos de duração e é dirigido pelo sueco Ingmar Bergman - Foto: Divulgação

tags: cineclube "o homem de areia" , fundação casa de josé américo , cenas de um casamento , filme


Guilherme Cabral

“O filme é apontado como um dos melhores já feitos pelo Ingmar Bergman (1918 - 2007), talvez o mais importante diretor do cinema intimista, da alma. É um acontecimento cinematográfico, além de ser uma aula de cinema. É uma obra-prima, pela atualidade, perenidade, onde o diálogo e a expressão têm dimensões muito maiores, mais profundos do que os outros filmes que falam sobre o casamento”, disse para o jornal A União paraibano Wills Leal, referindo-se ao longa-metragem intitulado Cenas de um Casamento, romance mesclado com drama produzido na Suécia, em 1973, que ele comenta hoje, após a exibição pelo Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo (FCJA), localizada em João Pessoa, cuja sessão única começa às 19h30. A entrada é gratuita para o público.

O enredo do filme dirigido pelo sueco Ingmar Bergman apresenta ao espectador a situação do médico Johan - interpretado pelo ator Erland Josephson - e sua esposa, uma advogada que atua na área de direito familiar, Marianne (Liv Ullmann), com quem está casado há 10 anos e levam uma vida confortável com as duas filhas, resultado dessa união e que levam uma vida de aparente sucesso, em ambas as carreiras. Semanas depois, Marianne descobre estar grávida e Johan, ao saber, não demonstra nenhum contentamento. Depois, quando ela vai jantar com o marido, os dois não conseguem uma maior aproximação. Nesta noite, o casal conversa sobre a deterioração de sua vida sexual, mas o que a pega totalmente desprevenida é quando Johan confessa estar apaixonado por Paula, bem mais jovem que ele, com quem pretende viajar logo para Paris. Marianne tenta se controlar ao máximo, embora se mostre compreensiva, está, na verdade, inteiramente em desespero.

“A maioria das cenas é filmada em primeiro plano. A câmera flagra cada gesto facial: é o rosto, um sorriso, um mover da mão, ao ponto da atriz levantar a cabeça e o espectador não saber o que ela vai dizer. O filme não é monótono e mostra a poesia no matrimônio, na união de um homem com uma mulher. O pano de fundo é o amor. É, de fato, um ensaio, um ensinamento. O espectador precisa estar de olho aberto e de ouvidos atentos para não perder nenhuma cena. Daí o valor da obra”, comentou Wills Leal, acrescentando que já assistiu ao filme diversas vezes.

Uma curiosidade é que a norueguesa Liv Ullmann, que agora tem 78 anos de idade, era a atriz preferida do diretor sueco Ingmar Bergman, que a considerava uma musa. Não é à toa ser o longa-metragem Cenas de um Casamento - que tem 145 minutos de duração - o sétimo dos 12 filmes em que ambos trabalharam juntos.