Movido a energia solar, projeto apresenta filmes e atividades gratuitas em Cabaceiras, Conde e Pitimbu

Cinema itinerante sustentável está em turnê pela Paraíba

publicado: 23/07/2022 00h00, última modificação: 25/07/2022 09h45
Fotos Divulgação CineSolar 3.jpg

Van se transforma em uma sala de aula sobre sustentabilidade - Foto: Fotos: CineSolar/Divulgação

tags: CINEMA , sustentabilidade , audiovisual

Da Redação*

Projeto sustentável movido a energia solar, o CineSolar chega à Paraíba, com atividades culturais gratuitas e exibições de filmes. As sessões acontecem em Cabaceiras (hoje e amanhã), Conde (dia 26) e Pitimbu (dia 27). Serão exibidos curtas-metragens e longas brasileiros, além de um curta especial produzido por jovens estudantes paraibanos durante oficinas com temática socioambiental. As exibições têm distribuição de pipoca, e o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. “O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Na Paraíba, a 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio das Prefeituras Municipais de Cabaceiras e Pitimbu, da Escola Viva Olho do Tempo e do Quintal Cultural Raízes Negras de Mituaçu, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o final do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 estados brasileiros.

‘Oficinema Solar’
Além das sessões de cinema, o CineSolar realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Em Conde e Pitimbu, o projeto contempla a ‘Oficinema Solar’, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens estudantes da rede pública.

“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario.

Sábado (dia 23)
18h - Sessão curtas-metragens / 19h - ‘Rio 2’
Local: Escola João Francisco da Mota (Assentamento Serra do Monte), Cabaceiras-PB

Domingo (dia 24)
19h - Sessão curtas-metragens / 20h - ‘Rio 2’
Local: Arraial Popular (Avenida 4 de Junho), Cabaceiras-PB

Terça-feira (dia 26)
Das 14h30 às 17h – Oficinema Solar para crianças da Escola Viva Olho do Tempo
Local: Quintal Cultural Raízes Negras de Mituaçu (Comunidade Quilombola de Mituaçu), Conde-PB

19h - Sessão curtas-metragens / 20h - ‘O Auto da Compadecida’

Quarta-feira (dia 27)
Das 14h30 às 17h – Oficinema Solar para alunos da Escola Municipal Fernando Cunha
Local: Rua Vereador João Quirino, s/n – Centro, Pitimbu

19h - Sessão curtas-metragens / 20h - ‘O Auto da Compadecida’
Local: Praça Senhor do Bonfim (Avenida Senador Humberto Lucena), Pitimbu-PB
Local em caso de chuva: Ginásio José Maria Ribeiro (Avenida Senador Humberto Lucena)

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de julho de 2022.