Notícias

literatura

Clube de Leitura começa em agosto e esgota vagas

publicado: 29/07/2024 09h17, última modificação: 29/07/2024 09h17
Iniciativa da Livraria A União foi lançada em evento no Espaço Cultural
WhatsApp Image 2024-07-25 at 22.35.25.jpeg

Lançamento do Clube de Leitura Literar foi realizado na quinta e reuniu interessados | Foto: Divulgação

por Esmejoano Lincol*

Antes mesmo de fazer seu primeiro encontro oficial, o Literar, Clube de Leitura da Livraria A União, superou suas expectativas iniciais. As 30 vagas previstas para os membros do clube foram ultrapassadas durante o evento de lançamento da empreitada, realizado na última quinta-feira, na sede da livraria, situada no Espaço Cultural, em João Pessoa: 35 pessoas, no total, demonstraram interesse em participar das reuniões mensais do grupo; a primeira delas deve acontecer em 31 de agosto, às 16h, também na sede.

“Foi uma surpresa para todos nós. Prevíamos este número de 30, inicialmente, para termos um grupo conciso com que trabalhar. Mas durante as nossas falas, as pessoas foram se inscrevendo. Mesmo ultrapassando o número inicial, vamos reunir esses 35 inscritos que preencheram o formulário”, explica Eduardo Augusto, gerente da livraria e coordenador do Literar. Os inscritos receberão uma carteirinha para marcar a presença no clube; no futuro, o documento pode render descontos em compras na livraria e outros benefícios.

Participaram do lançamento a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez e os escritores paraibanos André Ricardo Aguiar, Débora Dornellas, João Matias, Larissa Rodrigues, Valeska Asfora e Isabor Quintiere — autora do primeiro livro a ser abordado pelo clube, A Cor Humana. A segunda dama do estado, Camila Mariz, também esteve presente no evento da última quinta-feira e tornou-se membro do Literar. “Ficamos muito lisonjeados com a presença dela, agora também como afiliada do clube”, comemorou o gerente.

O clube ainda contará com a coordenação da advogada Ana Cristina, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB. A dinâmica do Literar pressupõe a leitura dos livros antes dos encontros; debates com os autores indicados devem pontuar cada reunião. “Durante cada mês, em postagens das redes sociais da livraria, os autores lerão trechos do livro e faremos outras publicações para que as pessoas conheçam mais as obras”, detalha Eduardo; a cada reunião, sempre em um sábado por mês, um livro de autor paraibano será abordado.

A Cor Humana, publicado pela editora Escaleras em 2018, reúne 10 contos que passeiam pelo fantástico e pelo realismo mágico. “Ele explora questões de existencialismo e da pequenez humana frente à imensidão do universo” declara Isabor, pormenorizando sua obra. Lançando, este mês, seu terceiro livro — São Amaranto, este em formato digital — ela celebra o fato de estar neste primeiro mês do Literar. “A Cor Humana foi minha estreia na literatura, e acho simbólico que seja, também, a estreia do clube, mostrando que a Livraria de A União quer ir além do cotidiano e do óbvio, valorizando nossa produção estadual”, assevera a autora. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de julho de 2024.