Guilherme Cabral
“Foi uma experiência riquíssima trabalhar com Nelson Xavier nesse filme, porque ele era um ator ícone da geração anterior a minha e, para quem gosta do cinema brasileiro, era uma referência muito forte. Ele tinha uma forma muito peculiar de atuar e, particularmente, me inspira”, confessou para o jornal A União o ator paraibano Everaldo Pontes, ao falar sobre o saudoso artista (1941 - 2017), com quem contracena pela primeira vez no premiado longa-metragem intitulado Comeback, dirigido pelo goiano Erico Rassi, que também assina o roteiro, e cuja estreia na cidade de João Pessoa acontece nesta quinta (28), em sessão a partir das 18h20, na Sala 1 do Cinespaço Mag Shopping.
Produção de 2016, Comeback é um drama com 87 minutos de duração, Classificação Indicativa de 16 anos de idade e distribuído pela 02 Play que conta a história de Amador (Nelson Xavier, o protagonista da trama), um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo. Solitário e amargurado, ele confeccionou um álbum onde coleciona os recortes de jornal que registram seus antigos crimes. Após sofrer várias humilhações, ele vai reagir com violência à hostilidade do mundo que o cerca, ao mesmo tempo em que resolve tentar voltar à ativa. O longa recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme pela crítica no Festival de Cinema Itinerante de língua Portuguesa (FESTin) que aconteceu em março, na cidade de Lisboa, em Portugal.
“Comeback é genial e tem um potencial muito grande pela imagem, roteiro e pela interpretação de Nelson Xavier, que é a grande âncora. O filme dialoga com os gêneros do faroeste e do cinema Noir, por conta da narrativa, fotografia, dos personagens e da trama em si”, destacou, ainda, Everaldo Pontes, que, no longa-metragem, atua como o grande amigo do saudoso ator paulista, cujo papel foi o último na carreira, pois morreu em 10 de maio, aos 75 anos de idade, mas ainda pode receber o prêmio de melhor ator pelo desempenho nesse longa, conferido no Festival do Rio de Janeiro em 2016. “Fiquei muito satisfeito e muito feliz com o processo de trabalho de Nelson Xavier no filme. Infelizmente, faleceu, o que é uma perda muito grande para o cinema e a TV, mas ficou a sua grande obra”, disse ele, que pretende comparecer ao lançamento no Mag Shopping.
Além de Nelson Xavier e Everaldo Pontes, o elenco é integrado pelos atores Marcos de Andrade, Eucir de Souza, Henrique Taubaté e Pascoal da Conceição. O filme se utiliza de diálogos irônicos e situações inusitadas para abordar as angústias da solidão, da velhice e das relações de poder que flagelam o protagonista. Mesmo em momentos de tensão ou picos dramáticos, o inusitado quebra as expectativas e ajuda a instaurar um sutil tom de farsa na narrativa.
A propósito, esse é o primeiro longa de ficção do diretor Erico Rassi. E, por ser, também, o roteirista da trama, ele escolheu filmar em sua cidade natal, Anápolis (GO), o que trouxe ao filme um visual singular, com a apresentação de um ambiente urbano periférico, permeado pelo submundo da contravenção e do jogo ilegal e diversos elementos que homenageiam o gênero western. Ele iniciou sua carreira em 2003, com o curta-metragem intitulado Sexo com Objetos Inanimados. No total, ele assinou cinco curtas, com os quais ganhou mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais.