Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Concerto da OSUFPB tem atração internacional nesta 6ª-feira

Notícias

Concerto da OSUFPB tem atração internacional nesta 6ª-feira

por publicado: 18/05/2018 00h05 última modificação: 18/05/2018 10h18
Divulgação O pianista norte-americano Davis Korevaar participa da apresentação ao lado do trompetista e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Flávio Gabriel

O pianista norte-americano Davis Korevaar participa da apresentação ao lado do trompetista e professor da Universidade Federal de Uberlândia, Flávio Gabriel


Guilherme Cabral

O concerto que a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza nesta sexta-feira (18), dentro da Série Augusto dos Anjos, acontece em clima de celebração. O motivo? É que o grupo - sob a regência do maestro titular, o carioca Thiago Santos - volta a se apresentar, a partir das 20h, na Sala Radegundis Feitosa, marcando, assim, a reabertura do espaço, que estava interditado há quase um ano para manutenção e que está instalado no Departamento de Música da instituição, localizada na cidade de João Pessoa. Além disso, o público assistirá a performance de uma atração que é o primeiro convidado internacional da temporada 2018: o pianista norte-americano David Korevaar, um músico prestigiado nos Estados Unidos, na Ásia e Europa. Já no programa a ser executado, o destaque é a estreia mundial da obra intitulada ‘Elegia Perdas’, do compositor José Orlando Alves, que é professor do Departamento de Música e membro do Laboratório de Composição Musical, ambos da UFPB. A entrada é gratuita.

“O retorno da Orquestra para a Sala Radegundis Feitosa é significativo porque, além de ser o espaço oficial das apresentações da OSUFPB, está sendo devolvido um equipamento que também é importante para a própria Universidade e para a comunidade em seu entorno. Além disso, é importante porque é um concerto histórico, da Série Augusto dos Anjos, que terá a participação do prestigiado pianista norte-americano David Korevaar, o primeiro convidado internacional desta temporada 2018”, disse para o jornal A União o maestro Thiago Santos.

Durante a apresentação, o consagrado músico norte-americano David Korevaar interpretará - ao lado do trompetista Flávio Gabriel, que é professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG), o qual foi especialmente convidado para este evento - o ‘Concerto n. 1 para Piano e Trompete’, do compositor Dmitri Shostakovich. O repertório ainda inclui a execução da ‘Suite para Cordas’, do inglês Frank Bridge, e a ‘Elegia Perdas’, obra de José Orlando Alves, professor do Departamento de Música e integrante do Laboratório de Composição Musical da UFPB.

Dividida em séries temáticas, a temporada 2018 da OSUFPB busca contemplar enfoques específicos em obras musicais, a partir do teor conceitual de sua criação, exaltando as motivações estéticas, políticas, históricas e, inclusive, pessoais, tudo no intuito de levar grandes compositores a produzirem suas obras. Ao agir desta forma, os concertos oferecem ao espectador a possibilidade de mergulhar mais profundamente na música selecionada para cada apresentação. Trata-se de uma estratégia pedagógica adotada pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba que a mantém numa sintonia fina no conteúdo artístico desses criadores, cumprindo o seu papel de formar plateia, mas também de emocionar o público que já é envolvido com o mundo da música erudita.

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB que pertence ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e é vinculado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da própria Academia, além de contribuir para a formação de plateia. Atualmente, 21 músicos fixos – todos de cordas - integram o grupo, que ainda pode contar com a participação eventual de docentes e estudantes dos cursos de Música da Universidade, bem como de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Sobre o artista convidado

Além de pianista, o músico norte-americano David Korevaar mantém uma carreira artística ativa, que inclui atuações como solista e camerista, as quais exerce aliadas ao ensino como professor na Universidade do Colorado Boulder. Ele possui os títulos de Doctor os Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos conferidos pela famosa Juilliard School, da cidade de Nova Iorque. Além dos Estados Unidos, o músico Com equilíbrio e sucesso, tem tocado frequentemente em diversas cidades dos EUA, Austrália, Japão, Coréia, Abu Dhabi e Europa.

Ativo em sua carreira artística como pianista, solista e camerista ao mesmo tempo em que se dedica ao ensino como professor na Universidade do Colorado Boulder. Possui os títulos de Doctor os Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos pela famosa Juilliard School de Nova Iorque. Possui um repertório variado e extenso, aliado com seu trabalho com compositores vivos e sua própria experiência na composição. Com equilíbrio e sucesso, tem tocado frequentemente em diversas cidades dos EUA, Austrália, Japão, Coréia, Abu Dhabi e Europa.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41