por Joel Cavalcanti*
Um concerto natalino marca o retorno às apresentações presenciais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) depois de quase dois anos, justamente o último do ano e que celebra compositores independentes integrantes da própria orquestra.
Com repertório clássico, popular e com seleções de canções de Natal, os músicos estarão às 11h de volta à Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB, em João Pessoa. A apresentação também poderá ser acompanhada virtualmente em transmissão ao vivo pelo perfil do Instagram (osufpb_oficial). Já para comparecer presencialmente, o público só terá acesso se tiver realizado inscrição até o dia de ontem no site da instituição.
A apresentação terá início com composições eruditas do alemão do estilo barroco Johann Pachelbel, seguida por peças do italiano Arcangelo Corelli. Na sequência, o concerto se abre ao popular com os arranjos de canções dos músicos integrantes da OSUFPB e que têm carreira solo profissional Tom Drummond e Daniel Pina. No fim, músicas natalinas concluem o concerto. “É uma gentileza muito grande da orquestra tocar minhas músicas, com os arranjos que eu mesmo escrevi”, considera Tom Drummond, que trará de seu repertório autoral as canções ‘Tempestade’, ‘Festim’, ‘Meu lugar’, ‘Contagem’ e ‘Natal em pó’.
Fundada em 2013, um dos objetivos da OSUFPB é reunir todas as possibilidades musicais que são produzidas no Departamento de Música da instituição. “A proposta da orquestra é a diversidade musical. Essa mistura faz super bem tanto para a orquestra quanto para o público. Quem vem aqui e escuta um Corelli pode estar começando a trilhar um novo caminho para o gosto musical dela”, contextualiza o violoncelista cearense que estará o lado de Daniel Pina, e que traz as canções ‘Teu, Poema em teu livro’, ‘É o que interessa’ (de Lenine) e ‘Bem mais’.
A direção musical do concerto é de Rodrigo Eloy, spalla da OSUFPB. A orquestra está momentaneamente sem o seu maestro desde que o contrato do regente Marcos Arakaki chegou ao fim. “A orquestra teve um ano difícil. Nós perdemos uma de nossas integrantes, tivemos dificuldade nessa volta relacionada com a questão pandêmica. Mas estamos todos felizes de poder estar tocando todos juntos novamente para ver se a gente levanta o ânimo do público e da orquestra. Vai ser um concerto muito leve, muito divertido”, descreve Drummond, que lançou o álbum Andança, em 2015, e que este ano ficou em terceiro lugar no Festival de Música da Paraíba com a música ‘Desgoverno’.
Além das festividades, o repertório de hoje será uma forma de realizar homenagem póstuma à violista da OSUFPB, Mariana Rodrigues, que morreu aos 30 anos no último mês de novembro. A musicista tinha especial afeição pelas canções que serão apresentadas neste especial natalino. Na ocasião, também será prestado tributo à memória do maestro e professor do Departamento de Música, Rafael Garcia, que em outubro morreu vítima de câncer, no Recife (PE).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de dezembro de 2021