Conde realiza mostra cultural das oficinas e recital do Prima

publicado: 13/06/2018 00h05, última modificação: 13/06/2018 08h14
Prima.jpg

O Prima foi lançado em março de 2012 e utiliza a música como ferramenta para a inclusão social - Foto: Divulgação

tags: mostra cultural , recital , prima , conde

Guilherme Cabral

Alunos que integram, no próprio Município, o Polo do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, criado pelo Governo do Estado da Paraíba em 2012), realizam concerto nesta quarta-feira (13), dentro da programação da Mostra de Atividades Culturais do Semestre que acontece na cidade de Conde. O evento, promovido pela Prefeitura, começa às 13h, no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena, e ainda inclui outras atrações, a exemplo de apresentações de grupos de ballet, capoeira, hip hop, além de exposição dos produtos confeccionados nas oficinas de artesanato. A entrada é gratuita para o público.

“Essa apresentação do Polo do Prima no Conde é importante porque, embora sendo um processo normal, dentro das atividades, pois acontece a cada final de semestre, é o momento em que os alunos apresentam ao público o que aprenderam durante o semestre. É, também, o momento em que é possível observar o que foi assimilado e o que ainda precisa ser aperfeiçoado nos alunos, sempre na busca do fortalecimento das ações do Prima”, disse para o jornal A União o músico Milton Dornellas, diretor-geral do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, uma política pública do Governo da Paraíba cujo objetivo é despertar o interesse de adolescentes pela música e criar orquestras em comunidades pouco desenvolvidas socialmente. A propósito, ele informou que existem, no Estado, 24 polos espalhados por diversas regiões, antecipando que mais um será criado no início do segundo semestre de 2018, no bairro do Jatobá, na cidade de Patos, no Sertão. “Depois, vamos nos manter administrando todos esses polos e esperar como o próximo governo vai agir com esse Programa”, disse o gestor.

A Mostra de Atividades Culturais do Semestre, que a Prefeitura de Conde promove por meio do Núcleo de Cultura, marca o encerramento - a ser marcado com o concerto do Polo do Prima no Conde - das oficinas oferecidas durante os primeiros seis meses de 2018. “As apresentações servem como estímulo para os alunos e, também, para apresentar aos pais e as comunidades o belo trabalho que os professores exercem no Núcleo. No ano passado, promovemos a primeira edição da mostra e o Centro de Criatividade ficou lotado de pais, mães e da própria comunidade, que vieram prestigiar nosso trabalho”, disse o coordenador de Cultura, Marcos Antônio. “Este é um momento bastante especial para os alunos, porque eles estão mostrando o que aprenderam durante todo o semestre que participaram das oficinas. É muito emocionante”, confessou ele.

Já a assessora cultural do Município de Conde, Rejane Nóbrega, também fez questão de reforçar a importância da realização do evento, ao final de cada semestre. “São várias linguagens artísticas em um espaço que respira cultura e arte. As apresentações encerrando as atividades semestrais é uma forma de nossos alunos mostrarem o que aprenderam e perceberem que eles podem muito mais”, disse ela.

O Núcleo de Cultura de Conde - que abriga um dos mais novos polos do Prima, pois foi criado neste primeiro semestre de 2018, informou o gestor, Milton Dornellas - trabalha com várias oficinas, a exemplo de capoeira, balé, flauta doce, teatro, o Grupo Jacoca, hip hop, técnica vocal, violão e, por meio de uma parceria com o Governo do Estado, também com o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, no qual se trabalha com a iniciação musical dos jovens pela utilização de instrumentos musicais e técnicas de canto em coral.