Notícias

cinema

Confusão mental

publicado: 20/06/2024 09h25, última modificação: 20/06/2024 09h25
A aguardada animação “Divertida Mente 2” estreia hoje com uma nova e fascinante jornada dentro da cabeça de uma pré-adolescente
Divertida Mente 2 - 01.jpg

As emoções originais dentro da mente de Riley precisam lidar com novidades | Imagens: Divulgação/ Disney

por Renato Félix*

Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo foram os protagonistas de uma obra-prima da animação: Divertida Mente, filme que a Pixar lançou em 2015. Eram as emoções personificadas em personagens coloridos que habitavam a mente de uma pré-adolescente e dirigiam suas ações através de um centro de comando. Agora, nove anos depois, ao quinteto original se juntam Ansiedade, Vergonha, Inveja e Tédio em Divertida Mente 2, que estreia nos cinemas brasileiros hoje (incluindo várias salas em João Pessoa, Campina Grande e Patos).

O filme original, vencedor do Oscar da categoria e indicado a melhor roteiro original, combinava a aventura animada com interessantes representações de como funciona a memória, a construção da personalidade, o pensamento. O psicólogo americano Paul Ekman, um pioneiro no estudo  das emoções e suas relações com as expressões faciais, foi chamado para dar uma consultoria sobre o assunto.

Na trama, em um momento turbulento da vida, combinado com as mudanças naturais do crescimento, as emoções de Riley (a menina cuja vida “interna” acompanhamos no filme) se descontrolam. A garota tinha 11 anos, passou por uma mudança difícil para uma cidade e um cotidiano do qual não gostava.

Divertida Mente 2 se passa dois anos após o original (apesar dos nove anos que separam os dois filmes “na vida real”). Assim, Riley tem agora 13 anos e a adolescência já está batendo na porta. É claro que as emoções dentro dela vão ficando cada vez mais complexas. É nesse contexto que surge o novo quarteto. Para piorar, Ansiedade, Tédio, Vergonha e Inveja assumem o controle, escanteando as emoções básicas originais. 

Os dubladores brasileiros originais estão de volta: Miá Mello é a Alegria, Katiuscia Canoro interpreta a Tristeza, Dani Calabresa é a Nojinho, Otaviano Costa é o Medo e Léo Jaime, a Raiva. A eles se junta, sobretudo, Tatá Werneck, no papel da Ansiedade. Gaby Milani é a Inveja; Eli Ferreira, o Tédio; e Fernando Mendonça, a Vergonha. Há ainda uma 10a emoção que já apareceu nos trailers: a Nostalgia (papel de Sylvia Salustti).

Nos EUA, alguns dubladores originais mudaram, mas Amy Poehler volta como Alegria e Maya Hawke entra para o time como a Ansiedade. Porém, para variar, o público terá que esperar para conferir no Disney+ as vozes originais.

A ansiedade pelo filme, aliás, surpreendeu até a Disney. O primeiro trailer foi visto 157 milhões de vezes on-line, mais do que qualquer outro filme animado do estúdio, superando a marca de Frozen II (116 milhões). No fim de semana de estreia nos EUA, arrecadou US$ 154 milhões, ficando atrás apenas de Os Incríveis 2 (US$ 183 milhões).

A crítica também tem respondido positivamente. O agregador Rotten Tomatoes marca 91% de textos positivos  de um total de 232 críticas. Parece que o público não precisa ficar com Medo do filme, e pode apostar que a Alegria estará presente e não o Tédio.

DIVERTIDA MENTE 2
- EUA, 2024. Dir.: Kelsey Mann. Vozes na dublagem brasileira: Miá Mello, Tatá Werneck, Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Otaviano Costa, Léo Jaime.
- Estreia hoje nos cinemas de João Pessoa, Campina Grande e Patos