Notícias

Coro Infantil da OSPB encerra semestre com homenagem a Luiz Gonzaga

publicado: 17/06/2016 00h05, última modificação: 17/06/2016 10h52
Coro Infantil PB.jpg

O Coro Infantil da Paraíba é uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado através da Funesc - Foto: Divulgação

tags: Espaço Cultural , Orquestra Sinfônica da Paraíba , Coro Infantil da Paraíba


Guilherme Cabral

No intuito de festejar o clima de período junino que já paira no ar, o Coro Infantil da Paraíba - grupo pertencente à Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) - incluiu um pout-pourri em homenagem ao saudoso Rei do Baião, o pernambucano Luiz Gonzaga (1912 - 1989), no programa da apresentação que marca o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2016 e acontece hoje, a partir das 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A propósito, o repertório é bem eclético, pois vai do cancioneiro regional à música clássica, passando pelo pop rock. A entrada é gratuita para o público.

“Vale destacar que o repertório é todo no estilo moderno, inovador, que empolga não apenas os próprios coristas, mas também alegra o público, reestruturando o tradicional conceito de canto coral”, disse para o jornal A União o maestro titular, João Alberto Gurgel, que vai reger o grupo na noite de hoje. Nesse sentido, além de clássicos registrados por Gonzagão - a exemplo de ‘Asa Branca’, ‘Cintura Fina’, ‘Assum Preto’ e ‘Riacho do Navio’ -, o público ainda ouvirá obras do cancioneiro popular, Música Popular Brasileira e até internacionais, como da banda Coldplay, banda britânica de rock alternativo. 

O maestro João Gurgel ressaltou que, além de formar coristas, o grupo ainda trabalha com o objetivo de atrair público, a partir da inclusão de novidades, como a modernização do repertório.
Outro aspecto é o resgate de obras que, inclusive, conforme revelou, parte dos próprios integrantes do Coro Infantil da Paraíba e da nova geração desconhece, por não mais se tocar e nem se divulgar nas escolas. “Um exemplo é a música do cancioneiro popular ‘O Cravo brigou com a Rosa’, disse ele, acrescentando que, quando se divulga, se promove o conhecimento para quem nunca ouviu e emociona aos que já a escutaram.

Além dos cerca de 40 jovens - na faixa etária dos sete aos 14 anos de idade, os quais são oriundos da comunidade - o Coro Infantil da Paraíba conta com o pianista Ricardo Brito e o multi-instrumentista Daniel Mariano. O maestro João Alberto Gurgel ainda ressaltou que as atividades desenvolvidas no grupo preparam os coristas para a vida, seja qual for a profissão que vierem escolher para viverem. Segundo ele, optar por seguir, ou não, a carreira como corista vai depender de cada um.

O Coro Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibanas. A cada semestre, o coro abre vagas para novos coristas, que passam a integrar o grupo após seleção. A propósito, o maestro João Gurgel antecipou que as inscrições deverão ser abertas em meados do próximo mês de julho, mas disse que os interessados podem obter mais informações a respeito na diretoria da OSPB, instalada nas dependências do Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

Sobre o regente

Natural da cidade de João Pessoa, o maestro João Alberto Gurgel é graduado pela Universidade Federal da Paraíba e dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além do Coro Infantil da Paraíba, ele também é o regente de vários outros grupos, a exemplo dos corais do Unipê - Centro Universitário de João Pessoa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).