Cultivado no quintal do pop da positividade

publicado: 22/09/2023 08h34, última modificação: 22/09/2023 08h34
Hoje, em João Pessoa, Melim apresenta a turnê do terceiro álbum de estúdio dos artistas fluminenses que são ícones das novas gerações
Quintal 2 - Cred. Sérgio Blazer.jpg

Formado pelos irmãos Diogo (E), Gabriela (C) e Rodrigo Melim (D), o trio conquistou recentemente mais uma indicação ao Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, pelo disco ‘Quintal’ - Foto: Sérgio Blazer/Divulgação

por Joel Cavalcanti*

No sentido contrário das músicas que sofrem embriagadas de sentimentalidades exageradas ou das que supererotizam as relações amorosas, o pop da positividade se firma na cena musical brasileira mirando na leveza e em ser good vibes. Um dos maiores representantes desse modelo estético se apresenta, hoje, no Teatro A Pedra do Reino, em João Pessoa. O trio de irmãos do Melim traz para a capital a turnê de Quintal, terceiro álbum de estúdio dos músicos de Niterói, Rio de Janeiro. Com a propriedade de ser uma das bandas mais tocadas do país, as letras, as melodias e a aparência da banda realiza sempre um reiterado convite: “Agradecer cada amanhecer / Mas ninguém, só você faz de mim um ser rico”, como dizem os versos de ‘Quintal’.

Gabriela, Diogo e Rodrigo Melim formam o grupo de números impressionantes e que já ultrapassou a marca de um bilhão e meio de plays somente no Spotify. Com as 17 faixas inéditas de Quintal, lançado em janeiro, eles alcançaram esta semana mais uma indicação ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Eles já haviam concorrido ao mesmo prêmio com o disco Eu Feat. Você, em 2020, e com Amores e Flores, na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa, em 2021. “As músicas em Quintal falam sobre positividade, autorreflexão, ansiedade, amor, empoderamento e união. Criamos o conceito das portas em todos os clipes para representar e exaltar a diferença de cada música e ambiente”, resume Rodrigo Melim.

O show que eles apresentam a partir das 21h deve reunir canções feitas em parceria com Vitor Kley, Natiruts, Duda Beat, Vitão e Emicida. O álbum foi criado a partir da ideia de uma viagem para dentro de si, com músicas ditas mais introspectivas e pessoais. Além das novas faixas, o público vai poder ouvir os grandes sucessos como os hits ‘Meu abrigo’, ‘Ouvi dizer’, ‘Dois corações’, ‘Gelo’, entre outras. São canções que invadem os stories nas redes sociais de um público jovem ávido por expressar otimismo e gratidão com a vida em suas fotos e vídeos amadores. O repertório também abre espaço para homenagear o cantor e compositor Djavan, uma inspiração confessa do trio, que lançou, em 2021, ‘Deixa vir do coração’, álbum com 13 regravações do músico alagoano. Dessa leva, o setlist tem contado nos últimos shows com músicas como ‘Eu te devoro’, ‘Flor de Lis’ e ‘Sina’.

Para vários universos

As novas músicas cristalizaram em Melim uma característica sonora que mescla o pop com o reggae, o folk e a MPB. Quintal também se define como um projeto audiovisual, no qual cada canção possui um videoclipe.

“Nossa intenção é levar o ouvinte para vários universos, alguns mais reais como uma simples apresentação ao vivo num galpão abandonado, outros mais lúdicos como uma cama no meio de um paraíso ou um quintal com uma grande árvore da vida simbolizando nossa família, mostrando momentos da nossa carreira, coisas pessoais”, conta Gabriela. “A gente se envolveu nessa parte criativa com intensidade. Os diretores tiveram a humildade de realmente ouvir o que cada canção significa pra gente e fazer acontecer o que estava no nosso imaginário”, explicou a artista.

A condição para realizar tal investimento advém do fato de Melim ter se tornado um dos maiores sucessos do catálogo da Universal Music Brasil. A ideia de iniciar a banda veio em 2015, quando Gabriela foi convidada para participar de um festival de música em Canela (RS), e chamou os irmãos para a apresentação. Com a recepção positiva do público, os irmãos pensaram pela primeira vez em unirem-se para levar a música juntos pelo Brasil afora. Em 2016, participaram do reality show Superstar, do qual foram semifinalistas. Um ano depois, assinaram com a atual gravadora, que faz a distribuição dos lançamentos do trio. Em apenas sete anos de carreira, eles já receberam 16 certificados de sucesso.

O time das boas energias e vibrações do Melim tem falado cada vez mais diretamente com as novas gerações através de nomes que incluem Tiago Iorc, Anavitória, Vitor Kley e Lagum. Muitos deles surgem e formam sua base de fãs nas redes sociais antes de se profissionalizar.

Como resumiu Rodrigo Melim sobre essas letras, para O Globo. “A ótica é positiva até mesmo nas músicas que falam de dor. A gente quer que as nossas canções façam a diferença nas vidas das pessoas. Queríamos trazer um respiro na música para a nossa geração, que ainda não tinha nada neste estilo”, explica ele.

Os ingressos para o show Quintal custam entre R$ 80 e R$ 210 (mais taxas de administração) e podem ser comprados virtualmente, através da plataforma oficial do Sympla (www.sympla.com.br).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de setembro de 2023.