‘E Tome Coco’ ficará até o final do ano na Estação Cabo Branco, em João Pessoa

Cultura afro-brasileira é ressaltada em mostra

publicado: 23/11/2021 08h59, última modificação: 23/11/2021 08h59
E tome coco.jpg

Como protagonistas na exposição estão grupos populares como Brilho do Coco, de Caiana dos Crioulos, e o Grupo Novo Quilombo, do Ipiranga, dentre outros

Da Redação*

Está em cartaz Estação Cabo Branco - Ciências, Cultura e Artes, em João Pessoa, a exposição E Tome Coco, mostra gratuita que foca a importância da cultura afro-brasileira no mês da Consciência Negra.

O projeto tem curadoria de Amanda Costa e Danilo Santos (curador convidado) e conta com Joana Darc, na fotografia, e trabalho audiovisual de Karla Noronha e Mazeías Junior e Ronald Vaz na direção musical da exposição. Como protagonistas, os quilombos de Ipiranga e Caiana dos Crioulos, através das mestras, Ana Rodrigues e Dona Edite, e a mestra Penha Cirandeira, de Santa Rita, do grupo de estudo Coco de roda Acauã, além da mestra Senhorinha, de Barra de Camaratuba, além da participação de Fernando Moura.

A exposição utiliza a pedagogia do coco de roda, desenvolvida a partir da circularidade. “Esta circularidade é tida como um dos elementos civilizatórios afro-brasileiros, representando movimento, renovação, processo e coletividade, o que conserva e revitaliza, para os dias atuais, o elemento tradicional do coco de roda para os dias atuais”, diz os curadores da exposição, no texto de divulgação do evento.

Mestra Penha cedeu o bombo dela para a exposição, além de roupas do grupo Biliu do Coco, da Mestre Edite, da comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, assim como do Novo Quilombo e do grupo de coco Acauã.

E Tome Coco segue até o dia 30 de dezembro. É aberta ao público, de segunda a sexta, das 9h30 às 16h30; e nos sábados, das 10h às 16h30. As visitas estão sendo feitas por agendamento em uma plataforma disponibilizada na bio do perfil da entidade no Instagram (@estacaocabobranco).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de novembro de 2021