Notícias

Curso Vivência de Palhaço abre inscrições e tem vagas gratuitas

publicado: 31/08/2016 00h05, última modificação: 31/08/2016 12h23
palhaco dada.jpg

O palhaço Dadá é reconhecido em toda a Paraíba por sua alegria e humor contagiante - Foto: Divulgação

tags: Funesc , Curso Vivência de Palhaço

 

Estão abertas as inscrições para o curso Vivência de Palhaço, com Dadá Venceslau. O período para se inscrever vai até o dia 13 de setembro, dia em que começam as aulas na Escola Livre de Circo, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A duração é de três meses.

 A primeira turma dessa vivência vai ser finalizada no próximo dia 11 de setembro, com participação na programação da "Ferinha de Domingo" da Funesc, em João Pessoa, com apresentação dos alunos que integraram a oficina.

As Vagas serão gratuitas e um dos principais alvos é o alunado da rede pública de ensino. As inscrições são gratuitas para estudantes acima de 14 anos de idade. Basta trazer a declaração da escola onde o interessado está matriculado. Também há vagas para não estudantes.

O objetivo da vivência é desenvolver um experimento que utilize técnicas circenses, protagonizando o palhaço no picadeiro, na rua, nas praças, teatros e festas, através de exercícios corporais e vocais, jogos cênicos e caracterização da personagem.

“De forma lúdica, como uma brincadeira de roda, o grupo vai criando e improvisando à medida em que mergulha no mundo do circo. Assim, os participantes se transformam em apreciadores dessa arte”, declarou Diocélio Barbosa, coordenador de Circo.

A cada etapa, ainda conforme Diocélio, os participantes observam uma demonstração de um palhaço, do aquecimento à caracterização como uma performance. Em seguida, cada um, individualmente ou em grupo, apresenta o que foi elaborado a partir daquela vivência e segue para uma avaliação onde todos podem expressar os seus sentimentos.

Os participantes podem levar materiais pessoais para compor seus personagens/palhaços, a exemplo de peruca, casaca, calça, sapato, mala, bola de sopro e de plástico, bambolê, entre outros acessórios. As aulas serão ministradas na Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, ao lado da Estação Ciência, na capital.

Sobre o ministrante

Palhaço Dadá é o personagem criado pelo artista paraibano Dadá Venceslau, que também é artista plástico, cenógrafo, figurinista e ator graduado em Educação Artística, sendo especialista em Arte-Educação. Há 25 anos atua na Agitada Gang (Trupe de Atores e Palhaços) e no espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, sob a direção de Eliézer Rolim. No ano 2000 gravou o seu primeiro CD “Canta Palhaço” e em 2010, o segundo “Dadá Canta Outra Vez”, ambos com releituras do cancioneiro popular. Foi por quatro anos (2008-2011) presidente da ONG Associart-PB (Associação de Artistas Plásticos da Paraíba).