Notícias

mostra

Curtas paraibanos entram na SescTV

publicado: 13/06/2024 09h24, última modificação: 13/06/2024 09h24
Cinco filmes serão exibidos neste mês de junho no canal e na plataforma de streaming; serão 16 no total

por Daniel Abath*

O SescTV apresenta, a partir de hoje, a Mostra de Curtas-Metragens Paraibanos, uma seleção voltada para a cena cinematográfica local. A curadoria da mostra é de Lúcio Vilar, diretor do Fest Aruanda. Foram 16 curtas selecionados e cinco deles serão exibidos já no mês de junho. A seleção será apresentada para todo o Brasil, através do canal de televisão SescTV e via streaming, celebrando a rica produção e a diversidade de temas do cinema nordestino.

Hoje será exibido o filme Menino Azul, dirigido por Odécio Antonio. A programação segue com os documentários Costureiras (dia 20), com direção de Mailsa Passos, Rita Ribes e Virgínia de Oliveira Silva, e Odó Pupa, lugar de resistência (dia 20), dirigido por Carine Fiúza. O fechamento da mostra, no dia 27 de junho, fica por conta da animação Anjos Cingidos, dirigida por Laércio Filho e Tereza Azevedo, e A Árvore da Miséria, com direção de Marcos Vilar. 

Lúcio Vilar conta ser essa a sua primeira experiência de curadoria para o canal SescTV, por meio de um convite que surgiu no ano passado: “Em 2023, nós fomos convidados pela gerência do Cine Sesc, o mais prestigiado cinema de rua de São Paulo, para realizar a Mostra Aruanda SP. Daí abrimos alguns canais de diálogo e parcerias, resultando nessa proposição de curadoria de filmes da cinematografia paraibana, através de nossa produtora Bolandeira Arte & Films, numa experiência extremamente positiva e enriquecedora”.

Os primeiros cinco curtas-metragens paraibanos a serem apresentados foram realizados em diferentes momentos. Lúcio destaca um dos 16 filmes selecionados: “Anjos Cingidos, pelo fato de representar um segmento ainda em evolução na Paraíba, que é o da animação, uma das boas surpresas do Fest Aruanda 2023”, declarou.

O curador da mostra adianta que em breve haverá uma nova curadoria e enfatizou a importância da conquista para o cinema paraibano: “É sempre bom reiterar que se trata de mais uma janela importante que a Bolandeira Arte & Films abre para o audiovisual paraibano. Nesse sentido, nos sentimos gratificados de se colocar na mediação de tal iniciativa que significa, na prática, a ampliação da visibilidade de nossa cinematografia para todo o Brasil e isso não é pouco, convenhamos”.

Canal Sesc

Desde 2006 o Sesc São Paulo assumiu o antigo canal de televisão Rede STV, até então gerido pelo Sesc e o Senac, passando a se chamar SescTV. A programação do canal é voltada para a arte e o meio audiovisual, com exibição de documentários, filmes, espetáculos, entrevistas e debates críticos envolvendo temas como literatura, filosofia, teatro, sociedade e cotidiano.

Está disponível gratuitamente no site (sesctv.org.br). e para mais de 60 operadoras de TV por assinatura do país. O site também oferece a opção de vídeo sob demanda, com um acervo de mais de 10 mil títulos.

Através do link, acesse o site da SescTV

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de junho de 2024.