Notícias

D. José Maria Pires ganha estátua em tamanho natural

publicado: 04/04/2018 00h05, última modificação: 04/04/2018 08h53
D.jpg

Escultura em bronze feita por J. Maciel será apresentada hoje durante a inauguração do Hospital Metropolitano - Foto: Evandro Pereira

tags: estátua , arte , inauguração , hospital


Jãmarrí  Nogueira

Dom Pelé. Era desse jeito que o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, era conhecido nacionalmente. Religioso ligado à Teologia da Libertação e amigo de Dom Hélder Câmara, Dom José fez história à frente da Igreja Católica na Paraíba. Não à toa, ele recebe hoje uma série de homenagens. Dando nome ao novo Hospital Metropolitano, ganhará uma estátua em tamanho natural, com assinatura do escultor J. Maciel.

“Através de pedido do [governador] Ricardo Coutinho, fiz a escultura em bronze. Um metro e oitenta de altura. Dom José ajudou muito o povo e teve grande significância para mim”, declarou o artista plástico Jurandir Maciel, em entrevista – por telefone - ao jornal A União. O escultor, claro, estará hoje na solenidade de inauguração.

A escultura foi feita em João Pessoa e a fundição, conforme Maciel, ocorreu em seu ateliê, em Olinda (PE). Ainda de acordo com o artista plástico, a estátua ficará na recepção central, em local coberto, com pé o direito altíssimo, junto à placa de inauguração. “Escultura foi feita com em bronze e exigiu uma pesquisa muito vasta”, contou J. Maciel.

O escultor relatou ter recebido – no desenvolvimento da obra - ajuda de pessoas que trabalharam com Dom José. Ele destaca o auxílio recebido de Sampaio, que acompanhou o religioso por muitos anos. “Tinha características que eu não havia colocado na escultura e ele [Sampaio] me deu acesso às roupas e objetos de Dom José”.

E por falar em roupas e objetos pessoais, muito do que foi usado por Dom José está sendo doado ao Centro Cultural São Francisco. Material doado faz parte do acervo do Centro, que pode realizar exposições sobre ‘Dom Pelé’. Todo ele foi útil para a concepção da escultura, que pode ser vista a partir desta quarta-feira no Hospital Metropolitano, em Santa Rita.