Começa amanhã a maratona anual pelos novíssimos filmes franceses, vários deles inéditos até mesmo no circuito comercial da França e a maioria com pouquíssimas chances de serem vistos de novo na tela grande na Paraíba. O Festival Varilux de Cinema Francês exibirá quatro filmes por dia em salas do Centerplex MAG Shjopping e do Cinépolis Manaíra até dia 20.
São 20 dias ao todo, sendo 19 inéditos (incluindo uma animação) e um clássico. Todo ano o festival revisita um grande filme e o de 2024 é uma homenagem ao ator Alain Delon, que morreu em agosto: O Sol por Testemunha (1960).
Entre as novidades, temas na ordem do dia, como a inteligência artificial (O Segundo Ato), imigração (Apenas Alguns Dias; A História de Souleymane), assédio (O Bom Professor), ecologia (Selvagens; Ouro Verde).
Também há um grupo de filmes que têm a arte como assunto: 1874 – O Nascimento do Impressionismo; Bolero; Daaaaaali!. E um grande campeão de bilheteria: a nova versão de O Conde de Monte Cristo, da obra de Alexandre Dumas, que atingiu a marca de sete milhões de espectadores na França.
Clique no link e acesse a programação no site oficial do festival
Confira nesta página todos os filmes da mostra.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de novembro de 2024.