Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Daudeth Bandeira é o homenageado no De Repente na Rede desta semana

Notícias

Daudeth Bandeira é o homenageado no De Repente na Rede desta semana

por publicado: 30/06/2021 08h39 última modificação: 30/06/2021 08h39

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (30), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem a Daudeth Bandeira.

Daudeth Bandeira, cujo nome de batismo é Manuel Bandeira de Caldas, nasceu e São José de Piranhas (PB), em junho de 1945. É o caçula de uma família de poetas, além de ser neto do cantador Manuel Galdino Bandeira. A familiaridade com a poesia o fez se aventurar logo cedo na elaboração dos primeiros versos e rimas e a dedilhar sua viola. Já participou de muitos torneios e festivais de cantadores pelo Brasil e gravou vários discos, entre eles: Um Voo na Poesia, Capim Verdão, Cantares da Terra, O Grande Desafio, Estação Nordeste, entre outros. Além da carreira de poeta, repentista e cantador, em 1985, Daudeth Bandeira se formou em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, cidade onde vive até hoje e onde exerce a advocacia.

Desde julho de 2015, a Funesc realiza o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 30/06/2021, às 19h

Homenageado: Daudeth Bandeira (PB)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41