Notícias

De Repente na Rede faz homenagem póstuma ao repentista cearense Louro Branco

publicado: 31/03/2021 08h56, última modificação: 31/03/2021 08h56
derepente2.png

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (31), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube. A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Louro Branco (CE). 

Louro Branco, cujo nome de batismo era Francisco Maia de Queiroz, foi poeta, repentista e compositor. Nasceu em 2 de setembro de 1943, no município de Jaguaribe (CE), começou a fazer poesia com 12 anos e morreu em 18 de janeiro de 2018, em Santa Cruz do Capibaribe (PE), onde vivia desde 1991. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante, mas se destacou de verdade como um dos maiores repentistas de todos os tempos, dono de uma surpreendente velocidade de raciocínio, sendo considerado por seus admiradores como “um ás do repentismo”.  

Ele também viveu nas cidades de Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Iguatu, no Ceará, e ainda em Caicó, Coronel João Pessoa e Mossoró, no Rio Grande do Norte, nunca deixando de exercer seu dom. Esta é a quarta homenagem póstuma feita pelo De Repente a grandes poetas. Antes de Louro Branco, já foram dedicados programas a João Paraibano, Pedro Bandeira e Valdir Teles.  

Desde julho de 2015, a Funesc realizava o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 31/03, às 19h 

Homenageado: Louro Branco (CE) 

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov