Notícias

'A Banda de Música na Academia' traz filarmônica e marcial à UFPB

publicado: 31/05/2016 00h05, última modificação: 31/05/2016 06h13
banda.jpg

A Banda Filarmônica Pentecostal é uma das atrações do projeto que fomenta a música clássica - Foto: Divulgação

tags: UFPB , Projeto A Banda de Música na Academia


Guilherme Cabral

A quarta edição da temporada 2016 do projeto A Banda de Música na Academia - UFPB será realizada hoje, a partir das 18h, na Sala Radegundis Feitosa, instalada nas dependências do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Das duas atrações convidadas para a apresentação dos concertos, a Banda Filarmônica Pentecostal, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Paraíba, estará estreando no evento, cuja entrada é gratuita para o público. A outra é a Banda Marcial Machado de Assis, composta por voluntários que ensinam música a jovens do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na capital, que vai tocar pela terceira vez. 

As duas bandas convidadas vão apresentar um programa formado por dobrados, que é um estilo tradicional no repertório desses grupos e muito parecido com a marcha militar”, disse para o jornal A União o músico, maestro e professor Sandoval Moreno, que também é o idealizador, criador e coordena o projeto A Banda de Música na Academia - UFPB, que é vinculado ao Departamento de Música (Demus) da Universidade Federal da Paraíba, instalado no Campus I da instituição, em João Pessoa.

A Banda Marcial Machado de Assis, coordenada pelo maestro Lourival Júnior, funciona como uma Organização Não-Governamental (ONG), atuando por meio de voluntários que ensinam música a jovens - inclusive alunos das redes estadual, municipal e privada - do bairro Valentina de Figueiredo. Já a Banda Filarmônica Pentecostal, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus na Paraíba, é regida por Marinaldo Lourenço.

“O projeto já tem alcançado seus objetivos, pois atrai um número crescente de espectadores, formando público, além de manter essa tradição que é a atividade das bandas marciais e filarmônicas na Paraíba e divulgar o trabalho que tais grupos desenvolvem”, comentou Sandoval Moreno. Ele disse que uma prova dessa boa receptividade é a constante procura de escolas interessadas em participar do evento. A propósito, nesse sentido, quem quiser agendar participação pode ligar para o número 3216-7122, ou o 3216-7123.

Criado no Campus I há três anos pelo professor e maestro Sandoval Moreno, o projeto A Banda de Música na Academia - UFPB é formado por integrantes de bandas musicais espalhadas pelo Estado da Paraíba, desenvolvido pelos Departamentos de Música e Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba e tem o apoio do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi), da própria instituição. “O objetivo é promover os artistas e seus trabalhos na área da música, através de apresentações gratuitas para a comunidade universitária”, disse ele.