Notícias

Dia do Palhaço: Funesc Entrevista recebe Dadá Venceslau e Diocélio Barbosa

publicado: 03/12/2020 10h36, última modificação: 03/12/2020 10h36
129014950_405745633953481_334800312693188599_n.jpg

tags: CORONAVÍRUS , FUNESC ENTREVISTA , DIA DO PALHAÇO


Os atores Dadá Venceslau e Diocélio Barbosa, especialistas na arte da palhaçaria, são os convidados desta semana do projeto Funesc Entrevista, que comemora o Dia do Palhaço. O bate-papo ao vivo acontece em formato de live, no Instagram da Funesc, nesta sexta-feira (4), às 19h, e será comandado por Josemberg Pereira, gerente de Circo da Funesc.

Dadá Venceslau é natural de Patos (PB), formado em Educação Artística pela UFPB, especialista em Arte-Educação pela UVA-Unavida e exerce as funções de ator, cenógrafo, aderecista, figurinista, artista plástico, palhaço e arte-educador. Começou sua carreira como artesão e logo seguiu com a arte circense, teatro e artes plásticas, no Rio de Janeiro, na década de 1980.

Registra importantes atuações nos grupos “O Supimpa Produções Artísticas” e “Trupe Agitada Gang”, bem como no premiado espetáculo “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel. Em 2000 gravou o CD Canta Palhaço, resgatando cantigas do cancioneiro popular. Faz parte de projetos com arte reciclada, carnaval de rua (ONG Folia Cidadã), telas e instalações (Associação de Artistas Plásticos da Paraíba), entre outros. 

Diocélio Barbosa possui experiência na área de Artes, como pesquisador, ator, palhaço, circense, diretor, educador, produtor e gestor cultural. É doutorando em Artes Cênicas pela UFBA, mestre em Artes Cênicas pela UFRN, especialista em Gestão e Produção Cultural pela UFCG e licenciado em Artes Cênicas pela UFPB.

É idealizador da “Circonferência”, já foi gerente da Escola de Circo Djalma Buranhêm, da Funesc, e é um dos fundadores da Trupe Arlequin, dando vida ao Palhaço Xulé. Com esta e outras personagens, participou e dirigiu diversos espetáculos da Trupe, a exemplo de “Muvuca Circense” (2009), “Sonho de Voar” (2009), “Circo Arlequin” (2009) e “Xulé à la carte” (2017). A Trupe Arlequin foi fundada em João Pessoa no ano de 2008, sendo formada por artistas que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para as artes do circo e do teatro, tornando-se uma referência enquanto articuladora da arte paraibana.

O Funesc Entrevista faz parte da série de ações do Funesc na Rede, que tem disponibilizado através da TV Funesc (no YouTube: funescpbgov), das redes sociais da Fundação e também através da Rádio Tabajara FM (105,5) shows, entrevistas, debates, reportagens, performances e oficinas.

 

Serviço:

Entrevista Funesc

Tema: Dia do Palhaço

Convidados: Dadá Venceslau (palhaço Dadá) e Diocélio Barbosa (palhaço Xulé)

Entrevistador: Josemberg Pereira (gerente de Circo da Funesc)

Sexta-feira, 04/12, às 19h

Instagram: @funescgovpb