O Festival Alumiô abre sua quarta edição hoje, em João Pessoa, com uma programação cultural e gratuita que se estende até domingo (21), em pontos diversos nos bairros do Centro e do Varadouro. A grade inicia às 19h, na Vila do Porto, com um tributo à Casa Pequeno Davi (que completa 40 anos e é homenageada pelo Alumiô), seguida pelas apresentações de Dead Nomads, TelaAzzu e 43Duo. O destaque de amanhã fica com o show de estréia da banda de rock Long Way Home — será às 20h, também na Vila do Porto.
Formada pelas artistas Débora Gil Pantaleão (vocal e guitarra), Angela Lacerda (baixo e backing vocal), Aline Myrtes (guitarra e backing) e Ingridy Alves (bateria e backing), a Long Way Home chega a público com duas canções autorais — “If you want this” e “By my side”. “A primeira, fala sobre a necessidade das pessoas serem assertivas e respeitosas com suas relações afetivo-sexuais. A segunda tem uma pegada bem política, que dialoga sobre nossos corpos dissidentes e as violências diárias, até mesmo dentro da esquerda”, destaca Débora.
Completam o primeiro show do quarteto covers de canções conhecidas — que por hora, as componentes deixam como “surpresas”. Compondo letras e arranjos de forma coletiva, a Long Way Home espera lançar o seu primeiro compacto em breve. “Esperamos ter algo no ano que vem. Não temos hierarquias, todas são um pedacinho muito importante. Esperamos incentivar mulheres e meninas que curtem rock a estarem presentes na cena, não baixarem a cabeça, não se curvarem perante os sistemas de opressão”, finaliza Débora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2025.