Notícias

cinema

Doc sobre yanomamis vence o Fest Aruanda

publicado: 13/12/2024 09h16, última modificação: 13/12/2024 09h16
“A Queda do Céu” foi o melhor filme; “Manas” e “Baby” também se destacaram
JAA_2255.JPG

Foto oficial com todos os premiados presentes à cerimônia de encerramento do festival, na sala 9 do Cinépolis Manaíra | Foto: Mano de Carvalho/Divulgação - Foto: Yolanda Cavanti

por Esmejoano Lincol*

A Queda do Céu, documentário de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha sobre o cotidiano do povo yanomami, foi o vencedor na principal mostra competitiva de longa-metragens da 19a edição do Fest Aruanda, concluído na última quarta-feira (11), em João Pessoa. Os demais troféus desse segmento foram divididos entre os outros filmes inscritos na categoria, incluindo Manas (melhor diretora para Mariana Brennand) e Baby (melhor roteiro para Marcelo Caetano e Gabriel Domingues). Confira os principais premiados no quadro nesta página.

Eryk e Gabriela não puderam comparecer à premiação, ausência justificada pelo nascimento recente do filho do casal, mas a realizadora enviou um depoimento gravado, celebrando o prêmio e reafirmando a importância do projeto, baseado em livro homônimo escrito por Bruce Albert e pelo xamã e líder político Davi Kopenawa. “Esse troféu veio para gente fechar esse ano de 2024 com mais alegria ainda. Meu agradecimento ao júri e ao Fest Aruanda, a Davi e Dário Kopenawa e ao  povo yanomami, que fez e que sonhou esse filme junto com a gente”, declarou Gabriela.

Entre os curtas-metragens, o prêmio principal ficou com a ficção Helena de Guaratiba, da diretora Karen Black. O filme também venceu o Prêmio Canal Brasil de Curtas, cujo júri contou com a participação do editor do caderno de Cultura de A União, Renato Félix. Esse reconhecimento rendeu a Karen um cheque de R$ 15 mil e um espaço para a obra na grade de exibição do Canal Brasil. “Quem frequenta os festivais de cinema é aquele espectador mais cativo, que já sabe do evento. Um filme só ‘acontece’ de fato quando ele encontra o público, algo que vai ser possível agora, com o alcance que a televisão tem”, declarou Karen à reportagem.

O Prêmio Vladimir Carvalho-EPC premiou o melhor documentário, com júri composto por membros da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC): Felix, Audaci Júnior, editor do suplemento Correio das Artes, e André Cananéa, gerente executivo de conteúdo e programas da Parahyba FM, formaram o grupo.

A escolha do trio foi Lampião, o Governador do Sertão, de Wolney Oliveira. “Vladimir falava muito em ‘decantar’ o documentário para transformá-lo em um bom vinho. Não foi à toa que Lampião foi o escolhido. Esse longa-metragem traz essa ‘decantação’, apoiada em preciosos depoimentos, sem ‘julgar’ o seu protagonista”, disse Audaci.

Cleyton Ferrer, locutor e apresentador da Rádio Tabajara, vinculada à EPC, foi premiado com o melhor TCC da Mostra Universitária e Independente, com o documentário Juremeiras, apresentado no término de seu curso de Jornalismo, este ano. Esse curta-metragem fez um registro do culto afro-indígena da Jurema Sagrada.

“Conseguimos fazer recortes temporais, com Mãe Renilda, a mais velha das entrevistadas; Mãe Olga, como intermediária; Letícia Rodrigues, uma mulher trans dentro do culto; e Lays de Oyá, da nova geração de Juremeiras”, ele explicou.

O criador do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, celebrou a iniciativa no ano em que os horizontes da empreitada foram ampliados, a partir da criação da Mostra Internacional de Cinema 4 Cantos do Mundo, com filmes universitários da China, dos Estados Unidos e da Europa.

“Ano que vem, na nossa 20a edição, pretendemos trazer títulos da América Latina e do continente africano nesse segmento. A sensação é a de dever cumprido, ao consolidarmos o festival como janela para o cinema local e mundial”, finalizou Lúcio. 

PRINCIPAIS PREMIADOS

MOSTRA SOB O CÉU NORDESTINO/ CURTAS
Filme/ Juri oficial: Nua
Filme/ Juri popular: Salvatério
Direção: Nill Marcondes (Suspiro)
Ator: Buda Lira (Suspiro)
Atriz: Soia Lira (Nua)

MOSTRA SOB O CÉU NORDESTINO/ LONGAS
Filme/ Juri oficial: Ainda Não É Amanhã
Filme/ Juri popular: Quem É Essa Mulher?
Direção: Milena Times (Ainda Não É Amanhã)
Ator: Fernando Catatau (Centro Ilusão)
Atriz: Mayara Santos (Ainda Não É Amanhã)

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL/ CURTAS
Filme/ Juri oficial: Helena de Guaratiba
Filme/ Juri popular: Ladeira Abaixo
Filme/ Prêmio Canal Brasil: Helena de Guaratiba
Filme/ Júri Abraccine (crítica): Ladeira Abaixo
Direção: Caio Bernardo (Serão)
Ator: Fernando Teixeira (Ladeira Abaixo)
Atriz: Titina Medeiros e Solana Bandeira (Ladeira Abaixo)

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL/ LONGAS
Filme/ Juri oficial: Queda do Céu
Filme/ Juri popular: Kasa Branca
Filme/ Júri Abraccine (crítica): Kasa Branca
Grande Prêmio do Juri: Kasa Branca
Direção: Mariana Brennand (Manas)
Ator: João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro (Baby)
Atriz: Marcelia Cartaxo (Lispectorante)

PRÊMIO VLADIMIR CARVALHO - EPC DE MELHOR LONGA DOCUMENTÁRIO
Lampião, Governador do Sertão

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de dezembro de 2024.