Caravana da Funesc, que homenageia a cantadora Chica Barrosa, percorrerá seis municípios da Paraíba

Edital: Agosto das Letras seleciona propostas

publicado: 14/06/2022 08h57, última modificação: 14/06/2022 08h57
Cia de Teatro Encena apresenta o espetáculo infantil “Festa de Contos” - Foto Bruno Vinelli 2.png

Foto: Bruno Vinelli

Está aberta as inscrições para propostas de seleção da programação 2022 do projeto Caravana Agosto das Letras. O projeto da Fundação Espaço cultural da Paraíba (Funesc) presta homenagem a violeira e cantadora Chica Barbosa (1867-1916) e percorrerá por seis municípios do estado entre 25 de julho e 6 de agosto: Pilar, Boqueirão, Taperoá, Teixeira, Sumé e Coremas.

Para compor a grade de programação, serão selecionadas 15 propostas: cinco de contação de histórias; cinco de saraus; três de oficinas literárias; uma de oficina de quadrinhos; e uma exibição de curta-metragem.

A inscrição vai até o dia 1º de julho, exclusivamente através do site oficial da Fundação (www.funesc.pb.gov.br). Para cada proposta selecionada será pago cachê de R$ 1,4 mil. Podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes na Paraíba; microempreendedores individuais ou pessoas jurídicas, na condição de representantes exclusivas de artistas, com sede na Paraíba.

Todas as propostas deverão ter classificação indicativa livre. O processo de seleção será realizado por uma comissão em duas etapas: análise documental e análise de mérito. Toda a documentação necessária e instruções para envio do material estão descritas no edital.

A Caravana Agosto das Letras tem como proposta favorecer, cultivar e incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, além de proporcionar atividades culturais e popularizar os nomes, obras e histórias de grandes escritores, especialmente os nordestinos, para um público diverso.

“Além de oferecer atividades lúdicas, a proposta integra também o lançamento de obras literárias de autores paraibanos e estabelece um diálogo direto com a sala de aula, com o objetivo de despertar nos jovens leitores o gosto pelo que a Paraíba produz em termos de literatura”, explicou o presidente da Funesc, Pedro Santos.

Quadrinhos Intuados é uma iniciativa que já acontecia todos os anos no Espaço Cultural, paralelamente à programação do Agosto das Letras. O evento inclui debates e oficinas com a participação de grandes nomes de artistas nordestinos e estudiosos do cenário das HQs. Pela primeira vez, a ação sairá da capital paraibana, devendo percorrer os municípios que receberão as atividades da caravana literária.

Sobre Chica Barrosa

Conhecida como “A Rainha Negra do Repente”, a cantadora e violeira Chica Barbosa era filha de João Francisco dos Santos e Josefa da Conceição Silva, escravizados alforriados. Morreu assassinada na cidade onde nasceu, Pombal, no Sertão paraibano, após uma discussão por causa de um relacionamento amoroso.

Segundo o escritor e historiador potiguar Câmara Cascudo (1898-1986), a artista era a “grande cantadeira sertaneja, gabada como a primeira lutadora de seu sexo que enfrentou os nomes mais ilustres da cantoria. Era alta, robusta, mulata, simpática, bebia e jogava como qualquer boêmio, e tinha voz regular. Paraibana, seus desafios correm mundo, despertando aplausos. O seu embate mais célebre foi com o cearense Manuel Martins de Oliveira, conhecido como Neco Martins, de São Gonçalo do Amarante. Embora vencida, a mulata improvisara magnificamente, deixando forte impressão entre os cantadores. Com Manoel Francisco em Pombal, bateu-se longamente, vencendo-o assim como ao cantador José Bandeira. Chica Barrosa assim se autodefinia: ‘A negra Chica Barrosa, é faceira e é dengosa’.”

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de junho de 2022