Elenco do espetáculo 'Um Certo Napoleão' intensifica ensaios

publicado: 17/11/2017 15h00, última modificação: 17/11/2017 15h00
Ensaio-da-peça-Laureano-17-112017-Oenildo-209-1024x683.jpg

Tarcísio Pereira é o autor do texto e diretor da peça 'Um Certo Napoleão' - Foto: Olenildo Nascimento

tags: 70 anos da CMJP , câmara de vereadores de joão pessoa , 70 anos , peça , teatro , um certo napoleão , hospital napoleão laureano

Jorge Rezende

Há pouco mais de três meses, ela era só mais uma assessora de gabinete de vereador; há um mês, apenas Raquel; hoje, Raquel é Teófila e, aos 52 anos, descobriu sua paixão pelo teatro. “Teatro não é diversão. Teatro é trabalho... Muito trabalho”, constata Raquel Santana, servidora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e que, como atriz amadora, está no elenco da peça teatral 'Um Certo Napoleão', que integra as comemorações dos 70 anos de reinstalação do Legislativo pessoense. “Descobri o teatro depois dos 50 anos e hoje me tornei uma defensora árdua dessa arte e de quem faz teatro”, anuncia a assessora do vereador Humberto Pontes (Avante). Raquel faz o papel de Teófila, mãe de Napoleão Laureano.

O texto e a direção da peça 'Um Certo Napoleão' é do teatrólogo, jornalista e escritor Tarcísio Pereira, que há pouco mais de um mês vem ensaiando o espetáculo nas dependências do Teatro Lima Penante, localizado na Avenida João Machado, no Centro de João Pessoa. “Estamos na construção da peça que conta a cruzada do bem realizada por Napoleão Laureano, um homem de uma história fantástica que morreu aos 36 anos de câncer e que marca a história da Câmara e da cidade de João Pessoa”, destaca Tarcísio Pereira, adiantando que a peça deverá estrear por volta do dia 19 ou 20 de dezembro, na Estação Ciência, na capital paraibana.

Além de eu ter me despertado para o teatro, participar desta peça está sendo emocionante. Não sabia que homem bom era Napoleão Laureano. Me emociono sempre e nos ensaios choro todas as vezes. João Pessoa e a Paraíba precisam conhecer a verdadeira história deste homem, que tinha um coração muito bom e dignificava a política”, avalia a servidora-atriz Raquel Santana. “Pra quem não tinha nenhuma experiência, hoje o teatro faz parte da minha vida. E as pessoas vão se emocionar com a peça”.

O elenco de 'Um Certo Napoleão' é composto por 13 atores e atrizes, entre profissionais do teatro, amadores (servidores da Câmara e parentes) e alunos do Bacharelado de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Todos são voluntários e estão trabalhando com afinco nessa montagem, que irá emocionar o público com o exemplo de vida do vereador e médico que dá nome à Câmara de João Pessoa”, prevê Tarcísio Pereira. “Dois meses antes de sua morte, Napoleão fez uma peregrinação pelo país para angariar fundos com o objetivo de criar um centro de saúde para tratar as pessoas com câncer. Isso resultou no Hospital napoleão Laureano, em João Pessoa”.

Dentre os atores profissionais na peça, estão no elenco Flávio Melo (que faz o papel de Napoleão pouco antes de sua morte), Oswaldo Travassos (pai de Napoleão), Bruno Fonseca (vários personagens), Claudevam Ribeiro (presidente Getúlio Vargas), Walter Olivério (Napoleão jovem), Everaldo Vasconcelos (médico norte-americano e mediador) e Fabíola Ataíde (esposa de Napoleão). Além de ator profissional, Walter Olivério é chefe de gabinete da vereadora Sandra Marrocos (PSB).

A música original da montagem é de Eli-Eri Moura e as canções serão interpretadas pelo Coral da CMJP. A Iluminação e os figurinos deverão ser definidos nos próximos dias. “Enquanto isso, vamos intensificando os ensaios”, afirma Tarcísio Pereira, informando que o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), foi convidado para acompanhar os ensaios realizados na manhã desta sexta-feira (17) no Lima Penante. “Devido a outros compromissos, não foi possível a visita do presidente, mas ele já garantiu que estará presente em outra oportunidade”, explica Tarcísio.