Linaldo Guedes
Um show com a cantora Sandra Belê marca o encerramento da oitava edição da Feira Literária de Boqueirão (Flibo), neste sábado. O evento é realizado pela Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes) todos os anos em Boqueirão, contando com o apoio da população local e o prestígio da comunidade literária nacional. O show de Sandra Belê, um dos talentos da nova música paraibana, começa às 21 horas e será sucedido pela apresentação da Banda Turmalina. O evento este ano homenageou o cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda.
Sandra é de Zabelê no Cariri paraibano e iniciou a carreira em 1998, aos 18 anos, cantando em Zabelê na banda Millenium formada por moradores da cidade e participando de shows de bandas de outras regiões, sempre cantando forró. Dentre as principais realizações de sua carreira, a cantora traz em seu currículo a participação como atriz e cantora da microssérie exibida pela Rede Globo, “A Pedra do Reino”; o recebimento do Troféu Gonzagão, o “Oscar” da música nordestina; a apresentação que recepcionou o presidente do Banco Mundial em sua visita ao Brasil; o recebimento do prêmio Mulher Forte Anaíde Beiriz; a realização dos shows-homenagens a Zé do Norte e João do Vale pelo Projeto Sete Notas (Sesc-PB); o encerramento da Semana Jose Lins do Rego em que cantou com Dominguinhos e a OSJPB; e a participação desde 2011 como apresentadora do programa junino “Arraial Itararé” da TV Itararé, filiada da TV Cultura na Paraíba.
A programação do último dia da Feira começa cedo. Já às 9 horas, haverá “De Repente Poesia na Feira”, com Tiago Monteiro, poeta e declamador; Allane Cordeiro, poeta e declamadora e poetas da ABES e Poebras. Às 19 horas, tem bate-papo sobre “Música, Literatura e Utopia – As canções de Chico Buarque e a Ditadura Militar no Brasil”, com Stellio Mendes, Adeilson Sousa e Toninho Borbo.
A Flibo, este ano, reuniu nomes como: Rinaldo de Fernandes, Letícia Palmeira, Flávio Carreiro de Santana, Luíra Freire, Neide Cordeiro, Bruno Ribeiro, Johniere Alves Ribeiro, Jey Leonardo, Bruno Gaudêncio, Cássio Cavalcante, Thomas Bruno, Eduardo Côrtes e Josemir Camilo.
Patrono da Feira este ano, Rinaldo de Fernandes é romancista, contista premiado, ensaísta e professor da UFPB, com doutorado em Letras pela Unicamp. Tido por Regina Zilberman como um “mestre do conto”, teve, em 2016, seus “Contos Reunidos” publicados pela Ed. Novo Século. Autor dos romances “Rita no Pomar” e “Romeu na Estrada”, é também muito conhecido pelas antologias de contos e de ensaios que organizou, como “Chico Buarque do Brasil”, “Contos Cruéis” e “Capitu mandou flores”, que viraram best-sellers.
Organizadora da Feira, Mirtes Waleska é professora de História e esse é seu segundo livro de poemas, o primeiro Versos Expressos foi publicado em 2008 (RG Editora). Participou e organizou a Coletânea Novos Poetas do Cariri Paraibano (2010, A União); em 2016 participou das Antologias de Contos, Ventre Urbano (Editora Penalux, SP) e dos Sete Pecados Capitais (Enseada das Letras, PE). É contista e autora de histórias infantis. Atualmente é presidente da ABES – Associação Boqueiraoense de Escritores, uma das coordenadoras da Flibo (Feira Literária de Boqueirão) e foi Conselheira Estadual de Cultura (2011-2013).