Notícias

FICG

Encontro de múltiplas artes

publicado: 14/08/2024 09h27, última modificação: 14/08/2024 09h27
O Festival de Inverno de Campina Grande começa amanhã com atrações em dança, teatro, cinema, artes visuais e música, em diversos pontos da cidade e com entrada franca
Cordas do Coração - 03.jpg

O grupo paulista Ballet Stagium abre o FICG amanhã, no Teatro Severino Cabral, às 20h, com o espetáculo “Cordas do Coração” | Foto: Arnaldo Torres/Divulgação

por Esmejoano Lincol*

O Festival de Inverno de Campina Grande (FIGC) estreia sua 49a edição amanhã, trazendo uma programação extensa voltada para as mais diversas expressões — dança, teatro, música, cinema e artes visuais —, além de oficinas artísticas direcionadas ao público em geral. Toda a agenda do evento terá entrada franca, porém, para os espaços fechados e/ou com lugares limitados (teatros, cinemas e auditórios em universidades), será necessária a retirada de ingressos gratuitos no site Sympla — os bilhetes para os eventos desta quinta-feira já estão disponíveis. A solenidade de abertura será a partir das 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral; logo em seguida, às 20h, a companhia Ballet Stagium, de São Paulo, apresenta o espetáculo Cordas do Coração.

Dança

Não à toa, o festival abrirá com dança: os primeiros dias do evento darão enfoque a seis espetáculos de companhias brasileiras. Na sexta-feira, o Laboratório Urbano Coletivo Artístico da Paraíba traz para o público a coreografia Solos Urbanos, a partir das 19h; em seguida, a Companhia de Dança Renato Vieira, do Rio de Janeiro, chega ao Festival de Inverno com Suite Rock, a partir das 20h. Ambas as sessões ocorrem na Praça da Bandeira. Ao longo do sábado, outras quatro companhias trazem espetáculos de dança para a Feira Central e o Cineteatro do Sesc Centro.

Teatro

Também na sexta começa a programação teatral, com duas peças de grupos paraibanos: a Bodopitá Companhia de Teatro apresenta Caravanas, às 18h, no Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Já a Companhia Curinga mostra o espetáculo Sobre Flores e Nuvem, às 20h, no Cineteatro São José. Outros 11 coletivos terão vez no FIGC, até o dia 22. O encerramento do segmento teatral deste Festival de Inverno será no dia 23, às 20h, no Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (CAC-UEPB).

Música

Os shows musicais entram na agenda partir de sábado, dia 17, com a apresentação de Naninha, a Rainha da Seresta, na Feira Central, às 11h. Também no sábado, o paraibano Toninho Borbo sobe ao palco da Praça da Bandeira às 18h, seguido dos pernambucanos Martins e Almério, às 20h. No domingo, dia 18, o Coletivo de Chorinho e Coletivo de Samba da Paraíba tocam na Praça da Bandeira a partir do meio-dia. O grupo Baque Mulher chega à praça a partir das 17h, encerrando a programação da semana. O festival conclui sua programação musical no dia 23 com um show do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), do Governo do Estado — será no Teatro Municipal, a partir das 20h.

Cinema e oficinas

Biliu de Campina também será homenageado no segmento de cinema do FIGC. No dia 21, no Miniteatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal), o festival exibirá vídeos raros e inéditos do artista campinense, seguidos de uma sessão do curta documentário Biliu, o Maior Carrego do Brasil, de Lau Barboza; as projeções começam às 19h. Sete oficinas artísticas (para dança, teatro e circo) também farão parte da programação, a partir de amanhã. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas até a véspera de cada oficina ou até o fechamento das turmas, em formulários disponíveis no perfil do festival no Instagram (@festivaldeinvernocg).

Volta das artes visuais

Uma das novidades anunciadas foi a volta do segmento de artes plásticas e visuais: obras de artistas locais estarão expostas na Galeria Irene Medeiros, anexa ao Teatro Municipal. “Pela própria história do festival, desde a nossa segunda edição, nosso objetivo sempre foi agregar todas as artes. Hoje, Campina Grande é um polo de ciência e tecnologia e, para sobrevivermos, foi necessário criarmos uma ONG vinculada ao festival, que trabalha o ano todo”, explica Eneida Agra Maracajá, coordenadora do FICG, que trouxe sua primeira edição em 1974. Ao longo de quase 50 edições, o evento também assume um lado pedagógico. “O festival não é só palco. Queremos fazer com que se aprenda sobre a importância da cultura para o nosso desenvolvimento econômico”, finalizou a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA

- AMANHÃ
Teatro Municipal Severino Cabral
19h – Solenidade de abertura
20h – DANÇA: Cordas do Coração, Ballet Stagium (SP)

- SEXTA
Centro Artístico Cultural da UEPB
18h – TEATRO: Caravanas, Bodopitá Companhia de Teatro (PB)
Cineteatro São José
20h – TEATRO: Sobre Flores e Nuvem, Cia Curinga (PB)
Praça da Bandeira
20h – DANÇA: Solos Urbanos, Laboratório Urbano Coletivo Artístico (PB)
20h30 – DANÇA: Suíte Rock – Para Loucos e Amantes, Cia. Renato Vieira Cia. de Dança (RJ)

- SÁBADO
Feira Central
9h – DANÇA: Le Bizu, Clarin Cia. de Dança (RJ)
11h – MÚSICA: Naninha, a Rainha da Seresta (PB)
Praça da Bandeira
11h – TEATRO: A Peleja de Leandro na Trilha do Cordel, Grupo Imbuaça (SE)
18h – MÚSICA: Toninho Borbo (PB)
20h – MÚSICA: Martins e Almério (PE)
Sesc Centro
15h – DANÇA: Na Terra dos Faraós – O Encanto e a Magia das Danças Egípcias, Passo a Passo Núcleo de Dança (PB)
15h30 – DANÇA: Breakes em Cena, Roça City (PB)
16h – DANÇA: Gala Clássica e Cordel, Cia. Municipal de Dança de João Pessoa (PB)
Cineteatro São José
20h – TEATRO: A Batalha de Botas, Trupe Arlequim (PB)

- DOMINGO
Centro Artístico Cultural da UEPB
10h – TEATRO: A Festa, Cia. Café com Pão (PB)
16h – TEATRO: Xule à la Carte, Trupe Arlequim (PB)
Praça da Bandeira
14h – MÚSICA: Coletivo do samba: Samba Show, Adília Uchôa, Gitana Pimentel, Savana Aires, Regina Sampaio (PB)
17h – MÚSICA: Baque Mulher (PB)
Cineteatro São José
20h – TEATRO: Cúmplices – Transgressões de Ricardo III, Apacepe e Coletivo Piane (BA)

- Entrada franca, acesse este link para reservar seus ingressos
- Teatro Municipal Severino Cabral (Av. Mal. Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campina Grande)
- Cineteatro São José (R. Lino Gomes da Silva - São José, Campina Grande)
- Centro Artístico e Cultural da UEPB (Av. Pres. Getúlio Vargas - Centro, Campina Grande)
- Sesc Centro (R. Giló Guedes, 650, Centro, Campina Grande)

*Matéria publicada originalmente na edição impressa no dia 14 de agosto de 2024.