Notícias

gratuito

Encontro de sons no Fimus

publicado: 12/07/2024 09h25, última modificação: 12/07/2024 09h25
Festival de Música de Campina Grande começa hoje com atrações até dia 21 em vários pontos da cidade
1 | 4
Atrações: a suíça Tatiana Eva-Marie (acima) se apresenta dia 21, no Municipal | Foto: Divulgação
2 | 4
O Quarteto Alvorada (abaixo) toca no dia 17 | Foto: Divulgação
3 | 4
4 | 4
Tatiana Eva-Marie - 01.jpg
Quarteto Alvorada.jpg
Acorde On.jpg
Pife Perfumado.jpg

por Daniel Abath*

Há mais de 14 anos, a Rainha da Borborema recebia uma série de atividades artísticas e acadêmicas em música de concerto, por meio de parcerias internacionais, no que viria a se tornar um paradigma para os festivais musicais do Nordeste brasileiro. Nascia, em 2010, o Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), que chega em 2024 à sua 15a edição. Com abertura oficial hoje, às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, o Fimus 2024 acontece até o dia 21 deste mês e homenageia o centenário de nascimento da compositora e pifeira Isabel Marques da Silva, nossa conhecida Zabé da Loca.

De acordo com Vladimir Silva, idealizador e diretor artístico do Fimus, as apresentações do festival estão organizadas em quatro modalidades. A série “Master” congrega grupos, professores participantes dos festivais e artistas profissionais com trajetória internacional consolidada — a exemplo do guitarrista Nelson Faria, e os internacionais Lauren Clark e Tatiana Eva-Marie & Avalon Jazz Band —, acontecendo durante todos os dias do evento, sempre a partir das 20h, no Teatro Municipal. Já a série “Jovens talentos” objetiva dar visibilidade ao trabalho de grupos de câmara emergentes, incluindo trios, quartetos e quintetos, a partir do próximo domingo (14) até o sábado seguinte (20), sempre às 16h, no Mosteiro das Irmãs Clarissas, no Centro de Campina Grande, e na UFCG.

Do regional ao jazz, “Músicas do mundo” acontece apenas no último domingo (21), às 16h, na área de eventos do Açude Novo, com os grupos Pife Perfumado — muito ligado à Zabé da Loca —, Baião de Três (jazz) e Regional de Duduta. Por fim, a série “Música para todos” consiste em apresentações musicais realizadas em locais como o Hospital Universitário Alcides Carneiro, o Instituto dos Cegos e o Lar da Sagrada Face. “A ideia é levar música para esses ambientes, nos quais as pessoas têm dificuldade de sair e de se locomover, de modo geral. Então nós levamos a música até eles”, explica Vladimir. Desta última série, participa apenas o grupo Acorde On, formado por sanfoneiros que integram um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com financiamento da Funarte.

Consagrados e revelações

Nelson Faria, convidado para se apresentar no penúltimo dia do festival, é um guitarrista brasileiro que dispensa quaisquer apresentações. Ex-aluno de Frank Gambale e Joe Pass, com 12 discos gravados, oito livros editados e apresentador do programa Um Café Lá em Casa – canal do YouTube que já passa dos 300 mil inscritos —, Nelson traz no case uma história de tocadas e gravações com os grandes nomes da MPB, a exemplo de João Bosco, Milton Nascimento e Ivan Lins, além de passagens pelo aclamado jazz festival de Montreux — que inclusive acontece concomitante ao Fimus, até o dia 20 de julho. 

Mais atrações: Acorde On (em cima) se apresenta terça, quarta e quinta; Pife Perfumado (ao lado), no dia 21; e o Rubacão Jazz (abaixo), amanhã | Foto: Divulgação

O guitarrista se apresentará pela primeira vez no Fimus, apesar de já ter passado por Campina. “É um prazer imenso participar deste festival, que tem atrações nacionais e internacionais. Festivais são sempre um excelente momento para conhecer novos trabalhos, saber o que está sendo feito por aí e, claro, também um excelente ambiente para conhecer novas pessoas e fazermos network. Muitas parcerias bacanas em minha vida surgiram de festivais. Já participei de dezenas deles ao redor do mundo. É um ambiente extremamente fértil”, comenta Nelson. 

Dentre as atrações internacionais, destaca-se a cantora Tatiana Eva-Marie, revelação do gypsy jazz (em tradução literal, “jazz cigano”). Além de cantora, Tatiana é autora e atriz e ostenta mais de 70 milhões de visualizações no seu canal do YouTube. Convidada pela organização do Fimus com antecedência, a artista, que mora no Brooklyn e se apresenta regularmente em clubes nova-iorquinos, aceitou estar pela primeira vez na América Latina, ocasião que aproveitará para ecoar seu swing cigano também entre os hermanos argentinos, nos dias 16 e 17 da próxima semana.

Vladimir Silva ressalta que a equipe já tem o planejamento do festival até 2026. “O Fimus é parte da minha vida. Eu passo 12 meses do ano pensando nele, viajando muito pelo Brasil e exterior, sempre construindo os próximos festivais. Isso é a minha vida”, declara Vladimir, para quem as cidades vão muito além de seus rótulos: “Campina Grande é muito mais do que festa junina, muito mais do que esse rótulo, conquistado ao longo de quatro décadas. Nós aqui temos jazz, ópera, música sinfônica: música da mais alta qualidade”.

Através do link, acesse o site para reservade ingressos

Programação/Primeiros dias

- HOJE
Teatro Municipal, 20h: “Carmina Burana” (Carl Orff): Alzeny Nelo, soprano; Willian Pereira, baixo-barítono; Regiane Yamaguchi, piano; Eudes Rocha, piano; Coro do Fimus; Orquestra Sinfônica da UFPB; Vladimir Silva, regente

- AMANHÃ
Teatro Municipal, 20h: Rubacão Jazz Band; Alexandre Ferreira, regente

- DOMINGO
Teatro Municipal, 16h: Orquestra de Câmara da UFCG
Teatro Municipal, 20h: Amorim-Rufino Duo: Vladimir Rufino, violino; Fabíola Amorim, viola

- SEGUNDA
UFCG, 16h: EntreCordas: Antony Rafael Santos, violão; Luiz Paulo Santos, violão; Misael Nascimento, violão; Ruti Oliveira, violão
Teatro Municipal, 20h: NordesTrio: Nairam Simões, trompete; Juli Buxbaum, trompa; Lauren Clark, piano 

- TERÇA
Instituto dos Cegos, 9h30: Grupo Acorde On
UFCG, 16h: Quarteto de Saxofones da FELC:  Ewerton Luiz, sax soprano; Nick Bryan, sax alto; Denílson Nunes, sax tenor; Lúcio Duarte, sax barítono
Teatro Municipal, 20h: Marília Vargas, soprano; Hammurábi Ferreira, piano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de julho de 2024.