Linaldo Guedes
Carnaval é frevo, marchinha, axé e muito samba no pé. Mas também pode ser de reflexão e de literatura, de preferência escrita pelas mulheres. Nesta segunda-feira (12) de Carnaval, Campina Grande sedia mais um 'Encontro de Literatura Contemporânea', que terá como tema, desta vez, 'Literatura de Autoria Feminina: lutas, conquistas e resistências'. O evento, já tradicional durante o 'Encontro da Nova Consciência', será realizado a partir das 9h no antigo prédio da Faculdade de Administração, da Universidade Estadual da Paraíba.
Diversas escritoras já conhecidas do cenário literário paraibano, algumas delas que brilharam durante o 'Mulherio das Letras' realizado no ano passado, estarão participando do encontro. Entre elas, Rosângela de Melo Rodrigues, Débora Gil Pantaleão, Letícia Palmeira, Mercedes Cavalcanti, Rochelle Melo, Mabel Dias e Valeska Asfora. Segundo o escritor Bruno Gaudêncio, um dos organizadores do evento, o encontro será composto por nomes da literatura de autoria feminina no estado da Paraíba. São poetas, ensaístas, romancistas, contistas, editoras, professoras, que vem se destacando na literatura nas últimas décadas. Além de palestras, bate-papos e lançamentos, o evento realizará um sarau, como forma de concluir suas atividades.
Conforme a programação, a professora de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Rosângela de Melo Rodrigues fará às 9h a abertura do evento, tendo a temática do encontro como ponto de partida para diversas reflexões. Em seguida, é a vez de Débora Gil Pantaleão e Rochelle Mello apresentarem em um bate-papo suas experiências enquanto dedicadas poetas, os seus respectivos processos criativos e as formas de divulgação na atualidade.
À tarde, o bate-papo continua, desta vez sobre ficção. As autoras convidadas foram as ficcionistas Letícia Palmeira e Mercedes Cavalcanti. Cada uma irá relatar suas experiências enquanto romancistas e contistas, apresentando suas publicações e seus relatos no processo criativo. Por último, as produtoras culturais Valeska Asfora e Mabel Dias discutirão a importância do evento 'Mulherio das Letras', ocorrida em 2017, em João Pessoa, para afirmação da autoria feminina no campo literário brasileiro atual.
No intervalo de cada palestra ou bate-papo, o 'VIII Encontro de Literatura Contemporânea' contará com vários lançamentos. São romances, antologias e coletâneas de poemas e contos e revistas culturais, publicadas por diversas editoras. Serão lançados: 'Mulheres e Amores em Ficções de Autoria Feminina' – de Rosângela de Melo Rodrigues; 'Vão Remédio para Tanta Magoa' e 'Nem uma vez uma voz humana' – de Débora Gil Pantaleão; 'O Porta-Retrato', de Letícia Palmeira; 'Feitiço da Palavra', de Mercedes Cavalcanti; a Revista Anayde, das editoras Mabel Dias, Raquel Stanick e Mayara Vieira; e 'Cem anos de amor, loucura & morte', organizado por Bruno Ribeiro e Wander Shirukaya. Esses dois últimos autores serão os únicos homens a constar na programação do encontro.
Para concluir todas as atividades do 'Encontro de Literatura Contemporânea' será realizado no final um sarau poético tendo como protagonistas os membros do Coletivo Sonoras, grupo de poetisas, compositoras, artistas, dedicadas a atividades culturais na cidade de Campina Grande. Todos estão convidados.
O evento é organizado pelo Núcleo Literário Blecaute, coletivo literário formado pelos escritores paraibanos Bruno Gaudêncio, Flaw Mendes, Janaílson Macêdo e João Matias de Oliveira, que foram responsáveis durante anos pela Revista Blecaute, de Literatura e Artes. Há dois anos a revista virtual não possui uma continuidade de publicações, mas entre os anos de 2009 e 2015 chegou a publicar centenas de autores brasileiros e estrangeiros. Em parceria com a Nova Consciência, desde 2009, o grupo organiza o 'Encontro de Literatura Contemporânea'.