Notícias

Edital

EPC lança concurso de minicontos

publicado: 30/06/2023 14h53, última modificação: 03/07/2023 13h49
Iniciativa é promovida pelo Correio das Artes, suplemento do Jornal A União; inscrições gratuitas vão até 11 de agosto
banner_concurso_minicontos.jpeg

tags: concurso literário , minicontos , correio das artes

Com o objetivo de revelar e reconhecer talentos, além de estimular a criação e a divulgação de autores e autoras na Paraíba no âmbito da literatura, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) realiza a primeira edição do Concurso Literário Correio das Artes: Minicontos. As inscrições gratuitas estão abertas a partir de hoje, através do site oficial do Jornal A União e podem ser realizadas até o dia 11 de agosto. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (dia 29).

Segundo o edital, podem participar autores paraibanos ou radicados no estado com obras inéditas, que não tenham sido publicadas em qualquer outra mídia, seja ela eletrônica ou impressa, declarando também a inexistência de plágio em seu texto, se responsabilizando pela reivindicação de terceiros quanto ao uso não autorizado de obras ou fragmentos.

Os três melhores minicontos terão sua obra publicada em uma coletânea, que será lançada pela Editora A União. A publicação receberá o selo literário “Concurso Literário Correio das Artes” e terá uma tiragem de 500 exemplares. A quantidade de exemplares para cada autor contemplado será definida após conhecido o número de participantes da obra. O lançamento do livro está previsto para o dia 23 de novembro.

“O Correio das Artes é uma grande janela para os escritores paraibanos. Durante a pandemia, esse gênero literário de miniconto cresceu muito, como foi observado no suplemento literário do Jornal A União”, atentou a diretora presidente da EPC, Naná Garcez. “Com isso, decidimos realizar esse concurso, através do Correio das Artes, com o objetivo de fortalecer esse gênero com publicação de uma antologia com os melhores textos desses escritores paraibanos”, justificou a gestora.

Critérios

“O miniconto é um gênero literário com muita expansão no Brasil. A Paraíba tem revelado bons autores e autoras”, comentou o diretor de mídia impressa, William Costa. “Somos parceiros em projetos literários, como a Flirede, e esse concurso do Correio das Artes é numa área diferenciada e vai dar visibilidade para quem trabalha com o gênero de minicontos. Minha expectativa é que será bem concorrido e com boas surpresas, revelando talentos e, como é uma antologia, de repente vai ter um retrato do miniconto na Paraíba”, apontou o jornalista.

Para o concurso, o autor ou autora poderá se inscrever com até cinco minicontos em português. Não serão aceitos textos produzidos em dupla ou em grupo. Os minicontos devem ser anexados em um campo específico, em PDF, no tamanho A4 contendo 50 a 250 palavras, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento 1,5. Serão desclassificados todos os textos que não tenham essa formatação. Não serão aceitos textos que contenham apologia à violência e afirmações a conteúdos discriminatórios de qualquer natureza.

Ainda de acordo com o edital, as obras serão julgadas por três jurados, analisando os seguintes critérios: qualidade linguística (estilo e revisão gramatical), criatividade, qualidade literária e enredo. Os membros da Comissão Especial Julgadora serão selecionados a critério da EPC, de acordo com a atuação e expertise na área desse certame.

capa-correio-das-artes-marco-de-2023.jpg
Edição de março do ‘Correio das Artes’, na qual foi destrinchado o gênero literário do miniconto, ouvindo especialistas, pesquisadores e autores - Imagem: EPC/Divulgação

O somatório de cada nota dos jurados, de 0 a 10 para cada um dos itens, será totalizado e feito um ranking com os vencedores. Se houver empate, os jurados levarão em conta a maior média obtida em cada item especificado no edital. Ainda segundo o edital, pelos textos serem arquivos digitais, os textos originais inscritos no concurso não serão devolvidos aos seus autores, os mesmos vão ser apagados após 30 dias após a publicação da antologia, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Em março passado, a edição do Correio das Artes teve como capa o miniconto, disponibilizando uma grande reportagem sobre o assunto, ouvindo autores, pesquisadores e especialistas, proporcionando uma análise e reflexão sobre o gênero, que chega a ser colocado como uma subcategoria ou subgrupo do conto. Apesar de ainda não ser considerado um gênero literário independente, o miniconto já possui sua identidade e importância na área. Foi na mesma edição que foi divulgado em primeira mão o concurso do suplemento literário mensal.

Mais detalhes sobre o Concurso Literário Correio das Artes: Minicontos poderão ser consultados no edital, disponibilizado no site oficial do Jornal A União. Dúvidas e informações também poderão ser solicitadas através do e-mail: concursoliterariominicontos@gmail.com

Requisitos básicos para participar do concurso:

  • Poderão candidatar-se a este concurso pessoas com idade mínima de 18 anos, completados até o dia da inscrição;
  • Estão habilitados(a)s a concorrer ao Concurso Literário Correio das Artes: Minicontos, autores(as) paraibano(as) e de outros estados brasileiros, desde que residam na Paraíba;
  • Aos participantes selecionados(as) é indispensável o fornecimento de autorização para que a EPC possa fazer uso do texto que integrará a obra coletiva, para fins de divulgação;
  • Ao participar do Edital, o(a) autor(a) declara a inexistência de plágio do texto, assim como se responsabiliza, inclusive, por eventuais reinvindicações de terceiros quanto ao uso não autorizado de obras ou fragmentos.

 

*Leia aqui o edital do Concurso Literário do Correio das Artes - Minicontos

*Clique aqui e faça sua inscrição agora!

 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de junho de 2023.