O Governo da Paraíba, convidado de honra da 70a Edição da Feira do Livro de Porto Alegre, será representado na capital gaúcha pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Fazendo parte do evento, a Editora A União lançará oficialmente, amanhã, às 17h30, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, o livro Leandro Gomes de Barros – Coletânea de Cordéis. Haverá ainda um debate sobre cultura popular, com a presença da presidente da EPC, Naná Garcez, da professora e pesquisadora Joseilda de Sousa Diniz e do poeta e cantador Oliveira de Panelas. Leandro, paraibano patrono da literatura de cordel, também é um dos homenageados da programação.
Considerado o maior evento literário a céu aberto da América Latina, a feira abre sua grade hoje, a partir das 10h, e seguirá com sua agenda até o próximo dia 20, tendo como palco os arredores da Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. Estão inscritos mais de mil autores, que divulgarão seus trabalhos para um público estimado de 1,5 milhão de pessoas.
O evento mediado pela EPC é intitulado “De repente prosear faz nascer a cantoria e o verso de cordel”: Joseilda de Sousa divulga uma perspectiva acadêmica dos trabalhos cordelísticos; Naná trata da presença da literatura paraibana na feira, por meio da Editora A União; e Oliveira, por fim, faz uma apresentação de repente.
Estreia em Porto Alegre, o livro Leandro Gomes de Barros — Coletânea de Cordeis reúne cinco das mais importantes narrativas do poeta, incluindo Juvenal e o Dragão, História do Boi Misterioso e A Filha do Pescador — todos reproduzidos de forma integral. A publicação conta com dois prefácios, escritos por Naná Garcez e pelo jornalista Thomas Bruno Oliveira, além de ilustrações dos artistas visuais Tônio e Matheus da Fonseca. A cópia física já está à venda na Livraria A União, no Espaço Cultural, em João Pessoa, ao preço de R$ 30. Um estande com lançamentos recentes da editora vinculada à EPC estará disponível na Praça da Alfândega até o fim da programação, em Porto Alegre.
William Costa, diretor de Mídia Impressa da EPC, pontua que a Editora A União já participou de outras feiras literárias importantes dentro e fora do estado — incluindo o 1o Encontro Nacional de Escritores em Olinda, em outubro passado — mas assevera que é a primeira vez que a instituição integra uma empreitada dessa magnitude.
“O público que visita a Feira de Porto Alegre é diferenciado, porque é formado não apenas por gaúchos, mas por pessoas de todo o Brasil e do mundo. Trazer a nossa produção editorial, sobretudo as novidades, é uma maneira de mostrar o quão consistente é o nosso trabalho”, afirma.
Naná Garcez, representante do governador João Azevedo na Feira do Livro, destaca a importância da realização desse evento em 2024, poucos meses depois das enchentes que Porto Alegre enfrentou; as livrarias foram um dos setores mais afetados pela tragédia climática, em razão da fragilidade dos insumos.
A EPC fará uma doação de livros publicados pela Editora A União à Biblioteca Pública do Estado. “O evento escolheu como uma das personalidades destacadas Leandro, natural de Pombal, tão relevante para a cultura popular que em seu aniversário é celebrado o Dia do Cordelista. Eu parabenizo o povo gaúcho por realizar essa feira há tanto tempo”, finalizou a gestora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1º de novembro de 2024.