Equipe latina viaja por municípios para registrar a cultura da Paraíba, tendo o futebol como principal tema

publicado: 01/03/2022 09h07, última modificação: 01/03/2022 09h07
Oficina de foto e freestyle no campo do Quilombo Ipiranga, Conde, João Pessoa.jpg

Foto: Mônica da Silva/Divulgação

por Guilherme Cabral*

Na semana passada, a jornalista e fotógrafa paulistana Mônica da Silva e o esportista e educador social chileno Seba Acevedo passaram por vários municípios da Paraíba cujo o intuito de registrar, em imagens e vídeos, aspectos culturais e turísticos da região, tendo como fio condutor da narrativa o futebol.

Dentro do Projeto Gondwana Futebol & Cultura, que ambos fundaram há dois anos, a jornada começou no dia 20 de fevereiro, pela capital João Pessoa, e, levando na bagagem uma bola e uma câmera, fizeram o roteiro pelas cidades de Conde, Campina Grande e Cabaceiras, terminando no último sábado (26), no Município de São Domingos do Cariri. Depois, ambos irão realizar o mesmo trabalho em cidades de Pernambuco, a exemplo de Caruaru, Bezerros e Gravatá.

Mônica e Seba passaram dois dias na cidade de João Pessoa. “No primeiro dia fomos ao centro, comemos um escondidinho de macaxeira com carne de sol maravilhoso, dançamos um forró pé de serra com um músico que estava caracterizado de Lampião e, dentro desse trajeto, visitamos lojas de artesanato, fotografamos campos de futebol pelas estradas e pudemos ver sempre pessoas relacionadas, de alguma maneira, com o futebol”, resumiu ela. “Depois, fomos para a Praia do Jacaré, onde vimos meninos dançando com camisas de time e pessoas também com esse tipo de vestimenta. Então, pudemos perceber aspectos relacionados ao futebol dentro de espaços turísticos. E também assistimos ao pôr do sol”, contou.

No segundo dia, a fotógrafa visitou a sede do Botafogo Futebol Clube da Paraíba. “Conhecemos o acervo, os troféus, as fotografias históricas e fizemos uma entrevista com um dirigente sobre a história da fundação do time. Saindo de lá, fomos para o quilombo do Ipiranga, no Conde, e ficamos sabendo a história desse quilombo, que existe há mais de 200 anos, sobre o coco e, dentro desse contexto, pudemos também jogar futebol com as meninas e os meninos no campo que ali existe, e fiz uma minioficina de fotografia, empoderando as meninas, por exemplo, a fotografarem. Elas e os meninos pegaram a câmera para fotografar e brincar. Conhecemos a história do quilombo, que tem tudo a ver com nosso projeto, que fala sobre a cultura afro-latino-americana, e também conhecemos o museu do quilombo. Então, foi um misto de futebol, cultura e história, tudo relacionado ao conteúdo que a gente produz, e ainda entregamos livros sobre o futebol que ganhamos do jornalista Marcelo Cavalcante, incentivando a garotada à leitura a partir da paixão que eles têm pelo futebol”, relatou Mônica da Silva.

Antes de seguirem viagem para Campina Grande, Mônica contou que visitaram uma empreendedora conhecida como Nevinha, em Tambaba, no Conde. “Ela tem um mercado rural com casas de taipa que ela construiu e para lá trouxe sua família para trabalhar. Então, conhecemos o contexto do empreendedorismo ligado à cultura e sempre via algo do futebol por perto, como crianças jogando, ou nos campos”, destacou a fotógrafa.

Já em Campina Grande, os viajantes foram acompanhados por uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fez um roteiro com Mônica e Seba Acevedo. “Nós conhecemos museus, como o Museu Digital do Sesi, o Parque das Crianças, o Sítio São João, a praça em homenagem a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e almoçamos na feira, que é histórica. Dentro do Parque das Crianças tinha crianças jogando futebol, então nos conectamos com elas a partir da bola. No segundo e último dia o roteiro foi totalmente de futebol. Conhecemos a sede do Treze, onde também conversamos com os meninos das categorias sub-17 e sub-20, a quem pudemos contar sobre o nosso projeto. Depois, o Seba, que é meu parceiro, bateu uma bolinha com eles no campo à tarde fomos para o Campinense, onde conhecemos o campo de treinamento e, nesse trajeto, o artista Lima nos acompanhou e jogou bola com Seba. E, depois do Campinense, fomos para um time de várzea, onde conhecemos a história do time, o vestiário super interativo, com fotos dos jogadores, e, na frente, no campo de terra deles, tinha crianças jogando bola e registramos esse momento do futebol com a criançada”, afirmou a fotógrafa.

Outra cidade no roteiro foi Cabaceiras. Por já saber que a cidade é conhecida como a “Roliúde Nordestina”, Mônica da Silva abordou o gosto da população pelo cinema, fez atividades na área de fotografia e exibiu o curta-metragem Gondwana, A Bola Conecta, em uma escolinha de futebol de meninos e meninas. “Esse filme mostra a influência africana no Brasil, por meio do futebol”, comentou ela, que também está distribuindo 120 exemplares do livro Eba! Eu Vi Meu Time Campeão do Brasil, do jornalista esportivo e escritor recifense Marcelo Cavalcante.

A princípio, Mônica da Silva pretende divulgar as imagens produzidas na Paraíba durante as viagens, por meio do perfil no Instagram do projeto (@gondwanafc). Com relação aos demais conteúdos, a exemplo do material audiovisual, será preciso de algum tempo para trabalhar tudo o que for registrado durante a passagem pelo estado para, assim, divulgá-lo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 01 de março de 2022