Lucas Silva - Especial para A União
"Isso faz com que eles fiquem mais animados com as aulas, com o ano letivo e desenvolvam projetos que promovam a motivação pessoal e dos colegas envolvidos”, descreveu com sentimento de orgulho o professor Tomaz Passsamari, que coordenada à oficina de robótica da Semana Olivina de Arte, Cultura e Conhecimento (SOACC). Com abertura oficial acontecendo hoje na E.E.E.F.M Olivina Olívia Carneiro da Cunha, a mostra cultural tem início às 14h e traz a tona os talentos da escola envolvendo projetos desenvolvidos no decorrer do ano. Durante a tarde de abertura haverá a apresentação da banda marcial da escola e de atividades teatrais, musicais e poéticas. A SOACC percorre até a próxima sexta (16) e tem entrada aberta ao público.
Explorando este ano a temática “Saúde e qualidade de vida: o desafio de educar para a cidadania”, o diretor da escola, Juvaildo Gomes de Oliveira, destacou que desde fevereiro os estudantes vêm trabalhando nos projetos junto aos professores.
“Cada professor desenvolveu o próprio projeto seguindo os segmentos de arte, cultura e conhecimento. O objetivo é envolver um conhecimento mais geral e incentivar os alunos a estudarem e aproveitarem esse conhecimento de forma prática. Assim, eles vão saber o quanto é importante os conhecimentos que adquirem durante os três anos que passam aqui e terão a oportunidade de demonstrá-lo”, afirmou.
Após a abertura oficial, amanhã, quarta (14), a escola estará aberta para a apresentação e visitação dos projetos executados pelos alunos e orientados pelos seus professores. Podendo serem vistos das 8h às 16h, o público que comparecer a atividade poderá ver alunos recitando poesia, palestras sendo realizadas nas saladas de aula, trabalhos desenvolvidos com robótica, entre outras atividades que serão realizadas simultaneamente.
“A iniciativa é um projeto importante que ensina os alunos a trabalharem em grupo. Além disso, faz com que eles mesmos desenvolvam seus projetos e saiam daquele ensinamento tradicional das disciplinas”, acrescentou o professor Tomaz Passamani.
Já em seu encerramento, que acontece na sexta (16), das 8h às 17h, haverá a Gincana Cultural “Combate à Dengue”. Os projetos realizados vem trabalhando como norte a temática da Zika Vírus, que durantes alguns meses teve um repercussão muito grande na mídia devido a sua transmissão acontecer pela picada de um mosquito.
De onde surgiu o projeto?
A ideia inicial da temática base é trazer e discutir na escola como é possível ter qualidade de vida na nossa atual realidade. Quando pensamos em saúde e qualidade de vida os desafios ainda são grandes, sobretudo, quando o foco é o ambiente escolar. Entretanto, mesmo com tantas variantes em jogo, esse é um campo de enorme potencial para a formação de agentes políticos capazes de atuar de forma eficaz em seus espaços de vivência.
Por isso, o tema Saúde e qualidade de vida: o desafio de educar para a cidadania pode ser considerado como mediador para a construção de melhorias na qualidade de vida de uma população, visto que essas melhorias passam pela participação política de seus cidadãos.