Linaldo Guedes
Muitos poetas sonham em ter seus poemas inseridos na Agenda da Tribo, que é lançada nacionalmente todo ano com citações, poemas e imagens. Da Paraíba, o poeta Lau Siqueira já esteve em várias edições da Agenda da Tribo. Amanda Vital, mineira radicada em João Pessoa, onde faz o curso de Letras na Universidade Federal da Paraíba, está entre os autores que terão poemas inseridos na Agenda da Tribo versão 2017/2018.
Esta semana, Amanda Vital recebeu um e-mail da editora, já com o anexo dos direitos autorais e confirmando os dois poemas que vão sair na Agenda de 2017/18. Também recebeu a informação de que serão poemas ilustrados. “Estou curiosíssima para ver a arte final!”, afirma. O contato com a Agenda da Tribo surgiu através de outra poeta mineira, a consagrada Líria Porto. “Foi ela quem me indicou. Líria também teve seus trabalhos publicados lá. Na época, ela sugeriu que eu enviasse alguns poemas para a Agenda da Tribo como uma espécie de iniciação na poesia. Achei uma ótima ideia, enviei durante dois anos seguidos, e esse ano fui selecionada”, informa.
Amanda destaca que a Agenda da Tribo tem alcance nacional, com exemplares em livrarias e vendas online para todo o Brasil. “Além disso, o trabalho que eles fazem é de muito capricho e bom gosto. É gratificante saber que dois poemas meus vão andar na bolsa e no dia a dia de algumas pessoas pelo País. Alguns amigos meus também tiveram seus textos selecionados; dentre eles, a maioria é de mulheres. Gostei do espaço que eles abriram para a nossa poesia feminina”.
No ano passado, Amanda lançou o seu primeiro livro de poemas, “Lux”, pela Editora Penalux, de São Paulo. Ela diz que está juntando alguns poemas e pretende publicar uma nova obra daqui a um ano, um ano e meio. “O que venho escrevendo hoje é bem diferente da minha primeira publicação, mesmo tendo apenas alguns meses de distância. Minha poesia anda na linha do erotismo, da sedução e do ser feminino, enquanto o “Lux” é uma obra mais ingênua e experimental. O próximo livro será de poemas eróticos, disso tenho certeza!”, antecipa.
Este ano, Amanda Vital vai participar da Feira Literária de Boqueirão (Flibo) e do Agosto das Letras. Na Flibo, vai fazer parte de uma mesa redonda com algumas escritoras paraibanas, dentre elas Anna Apolinário, Letícia Palmeira e Cyelle Carmem. O tema da mesa é “Resistência e Sensibilidade: vozes da literatura feminina”, e as escritoras vão se posicionar sobre o fazer literário enquanto mulheres. “Vamos falar sobre nossos trabalhos, nosso processo criativo e também sobre temas transversais, como a marginalização da escrita feminina e o assédio”, esclarece. Já no Agosto das Letras, vai relançar o livro “Lux” e participar de bate-papo literário com outros autores paraibanos publicados pela Editora Penalux.