Notícias

Espetáculo “Conversas com Meu Pai" é encenado no Centro Cultural Piollin

publicado: 30/09/2016 00h05, última modificação: 18/09/2024 12h49
Peça.jpg

“Conversas com Meu Pai" faz um paralelo entre a realidade e a ficção, abordando o complexo tema da relação entre um pai enfermo e seu filho - Foto: Divulgação

tags: Teatro , Centro Cultural Piollin


Lucas Silva - Especial para A União

Após passar por outros Estados e capitais do Brasil, chegou à vez de João Pessoa ser contemplada e se deleitar com o espetáculo intitulado “Conversas com Meu Pai”, com encenação no Centro Cultural Piollin, hoje. Sendo um desdobramento da pesquisa da diretora e atriz, Janaina Leite, sobre teatro documentário iniciada em 2008 que foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz 2015, a apresentação fica em cartaz até o dia 02 de outubro, com início às 20h. Os interessados em assistir a performance tem entrada gratuita. 

“A peça duela muito com a barreira da realidade com a ficção e traz de uma maneira material autobiográfico. Então, vamos conhecer um pouco mais dessa realidade que é uma circunstância que foi sendo guardada e que, por ventura, acabou sendo expressada em forma de peça”, contou Janaina.

Fazendo um resumo da história e explorando mais seu universo, em uma velha caixa de sapatos, Janaina guarda uma infinidade de bilhetes que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Esse foi o ponto de partida de um “work in process”, como ela chama, de quase sete anos que culminou na morte do pai e que deixa como herança um amontoado de formas, esboços e questões com as quais a atriz tenta lidar em cena.

“Todo esse tema de comunicação ou da dificuldade da comunicação, silêncio e tentar se comunicar por outras vias é um tema que perpassa o material”, ressaltou a atriz. Ainda em entrevista, Janaina contou que o projeto parte de uma particularidade grande, porque teve um investimento muito pessoal e artístico que levaram sete anos”, completou.

Dessa forma, as experiências com a dramaturgia geraram um campo de pesquisa ao qual Janaina Leite vem se dedicando, tanto na vertente acadêmica através de sua pesquisa na pós-graduação, quanto nos domínios da pesquisa prática em suas criações e na orientação de diversos cursos e oficinas.

Na ficha técnica do espetáculo, temos Janaina Leite como interprete e diretora, texto de Alexandre Dal Farra, cenografia também de Alexandre Dal Farra, vídeos de Bruno Jorge, Iluminação com Wagner Antônio e Figurino de Melina Schleder. O trabalho estreou em abril de 2014 na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com ampla repercussão de público e mídia, e integrou a programação do Festival Internacional de Londrina, em agosto de 2014.

Conversas com meu pai foi contemplado em 2012 pelo edital da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, e cumpriu residência na Oficina Cultural Oswald de Andrade, realizando aberturas do trabalho em processo. Além disso, foi contemplado pelo Edital Proac de Criação Literária em 2013, com a proposta de um livro-documentário e selecionado pelo Edital de Audiovisual da Secretaria de Cultura de São Paulo para o desenvolvimento do roteiro de um longa-metragem.

Participou também do Feverestival em Campinas em 2015 e do circuito Tusp circulando pelas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. Em 2015, integrou a programação do Festival Internacional de são José do Rio Preto e fez parte do Circuito São Paulo de Cultura. Foi indicado ao prêmio Questão de Crítica do Rio de Janeiro nas categorias dramaturgia e cenário e recebeu um dossiê especial na revista Sala Preta (ECA/USP), uma das mais importantes publicações acadêmicas do país. Recentemente, o espetáculo foi contemplado pelo Edital Myriam Muniz da Funarte para circular por seis Estados brasileiros, incluindo estados do nordeste, entre eles Natal, João Pessoa, Recife e Caruaru.