por Kássia Paz
O ator Paulo Gustavo chega a João Pessoa com a peça “Filho da Mãe” no Teatro A Pedra do Reino. O espetáculo musical acontece no dia 26 de maio em apresentação única. O ator já rodou o Brasil com o seu sucesso “Minha Mãe é Uma Peça” e dessa vez a protagonista dessas histórias também será protagonista do novo trabalho de Paulo Gustavo. Dona Déa Lucia acompanha o filho nos palcos, contando as divertidas histórias de tantos anos de convivência e cantando sucessos das duas gerações.
Depois do sucesso “Minha Mãe é uma Peça”, o ator volta a João Pessoa com mais um espetáculo recheado de histórias de família, mas agora com a figura que foi inspiração pra famosa personagem “Dona Hermínia”, sucesso nos palcos dos teatros e também nas telas dos cinemas. Dona Déa Lucia foi cantora na noite durante muitos anos, como forma de complementar a renda, já que o salário de professora não era o suficiente pra sustentar a família. Além disso, Dona Déa ainda foi corretora, foi porteira de prédio, vendeu quentinha, e sempre acompanhada da vida noturna de cantora, tudo para dar uma vida melhor para os filhos.
A ideia do espetáculo surgiu após o sucesso que foi a sequência de peças e filmes do “Minha Mãe é Uma Peça”, quando Paulo Gustavo teve sua carreira elevada a outro nível. “Com essa repercussão que teve consequentemente isso espirrou nela, porque ela é minha inspiração pra essa personagem, e acaba que todos os vídeos que eu faço na internet com ela bombam, as pessoas falam “Ah, eu quero ver mais sua mãe. Faz alguma coisa com a sua mãe”. Aí eu tive essa ideia. Na casa dela tinha um livro antigo com todo o repertório que ela cantava na noite, aí eu falei ‘Mãe, vamos sentar e escolher as músicas que você mais amava cantar e a gente faz um show com isso’”, explicou Paulo. A apresentação é dividida em blocos separados por gêneros musicais e traz nomes como Ary Barroso, Noel Rosa, Pixinguinha, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, todos da época em que Dona Déa cantava nas noites cariocas. Além desses grandes nomes da música brasileira, o show ainda conta com sucessos da atualidade. “Quando acaba o bloco de bossa nova, por exemplo, eu vou querer cantar uma música e mamãe não deixa, porque ela quer cantar música de boate da época dela, a gente faz uma batalha, eu canto essas músicas da minha época, de agora, e ela canta da época dela. Então ela canta Erasmo Carlos, Rita Lee, e eu canto Anitta, Ludmilla, Preta Gil, e a gente brinca com essa batalha”, contou o ator.
Dividir os palcos com a mãe tem sido único para o artista que relembra momentos de sua infância enquanto a mãe trabalhava. “Ela não tinha como pagar uma babá e tinha só uma avó que cuidava de vez em quando. A gente ia pra noite e deitava na coxia, na mochila, pra esperar ela cantar pra voltar pra casa. Me ver no palco com ela, passa um filme na minha cabeça, é muito legal, muito especial. É realmente inesquecível”, disse Paulo Gustavo.
Apesar de ser uma mistura de show musical com stand up, interagindo com o público e brincando entre si, na passagem de um bloco pra outro, os protagonistas ainda falam sobre assuntos sérios, como homofobia, onde Paulo conta como a mãe descobriu que ele era gay e também sobre feminismo, mencionando mulheres fortes da família e trazendo questões da atualidade com muita leveza. Segundo Paulo Gustavo, o público pode esperar muito humor e muita música boa, costurando tudo isso com muita diversão. Os ingressos custam a partir de R$52 reais e estão à venda no site da Eventim e também Loja Rutra do Shopping Manaíra. A classificação etária é de 12 anos.