Espetáculo que aborda assassinato de João Pessoa é encenado no Santa Roza

publicado: 08/04/2017 00h05, última modificação: 08/04/2017 11h07
De João para João.jpg

"De João para João” é encenada pelos atores Tarcísio Pereira e Flávio Melo, e já foi apresentada em vários teatros da capital - Foto: Divulgação

tags: teatro santa roza , peça , de joão para joão , joão pessoa , assassinato

Rodolfo Amorim - Especial para A União

Com muita vontade de levar o espetáculo ao Teatro Santa Roza, Tarcísio Pereira e Flávio Melo sobem aos palcos, mais uma vez, para apresentar a histórica peça “De João para João”. Neste fim de semana, acontecem as últimas apresentações, às 20h, no próprio Teatro Santa Roza. A obra é uma produção do grupo Sagarana, com texto e direção de Tarcísio Pereira. Ela voltou a cartaz na semana passada, e já com três temporadas na capital, desde a sua estreia, tem chamado a atenção pela abordagem histórica do assassinato de João Pessoa e suas consequências na história do Brasil.

Com apenas dois atores em cena, Tarcísio Pereira como João Pessoa, e Flávio Melo como João Dantas, a peça se passa durante o trajeto da bala, num curto espaço de tempo onde toda a trama se desenvolve. Durante toda a ação, que representa o momento daquele assassinato na cidade de Recife, em 26 de julho de 1930. Para Tarcísio, a narrativa é uma verdadeira radiografia desse crime. Baseado em uma pesquisa aprofundada, ele acrescenta que a ideia foi desafiadora.

“Foi, e está sendo, um desafio muito grande interpretá-lo, além da representatividade política que ele teve, não consegui encontrar tanta coisa sobre esse João, mas os livros que li, os poucos vídeos que assisti, consegui adquirir alguns trejeitos”, comentou o ator e diretor. Segundo Tarcísio, o interesse pela abordagem surgiu pela fascinação pelo tema. “Isso sempre despertou a curiosidade das pessoas, sempre fui fascinado por esse tema do assassinato de João pessoa, afinal, tanta coisa no estado mudou a partir daí. Questionava também o que levou João Dantas a assassinar João Pessoa”, disse.

Produção teatral já arrebatou vários prêmios

“De João para João” já foi apresentada em vários teatros da capital, tanto no Teatro Paulo Pontes, na Usina Cultural Energisa, no Lima Penante, entre outros. Mas, estar no palco do Teatro Santa Roza é a realização de um sonho e também estar presente num dos cenários citados na trama.

“Pra nós é o momento mais importante, porque a peça tem tudo a ver com o Teatro Santa Roza, inclusive, o Teatro é mencionado no espetáculo, pois faz parte dessa história. Depois do crime de João Pessoa, alguns fatos aconteceram dentro do Santa Roza como assembleias que mudaram o nome da capital, a mudança da bandeira, no entanto a peça fala desse lugar, era nosso sonho levar ao Santa Roza”, destacou Tarcísio Pereira.

Com um ano em cartaz, sucesso de público e crítica e visto por mais de 8 mil espectadores, a peça recebeu os troféus de Melhor Espetáculo, Dramaturgia e Interpretação no festival Aldeia Sesc de Teatro. Tarcísio contextualiza a Revolução de 30, fazendo um recorte desse período em que o assassinato de um governante estadual causou enorme turbulência e comoção nacional, chegando a deflagrar um movimento político.

A peça utiliza trilha sonora original do compositor e maestro Eli-Eri Moura, da Universidade Federal da Paraíba. A iluminação é de João Batista Mendonça, operação musical de Bruno Fonseca, fotografia de Antonio David, Arte Visual de Cristovam Tadeu e coordenação técnica de Claudevan Ribeiro.