Notícias

Festival de teatro infantil é iniciado hoje, no Espaço Cultural, em JP

publicado: 21/01/2017 00h05, última modificação: 21/01/2017 09h45
branca de neve.jpg

O espetáculo Branca de Neve, encenado pelo Grupo Arretado Produções Artísticas, integra a programação do evento - Foto: Divulgação

tags: espaço cultural , teatro infantil , joão pessoa , janeiro , janeiro arretado de teatro para crianças


Guilherme Cabral

Quatro espetáculos - cujas temáticas incluem contação de história, teatro para bebês e contos de fadas - integram a programação do VI Janeiro Arretado de Teatro para Crianças, iniciativa idealizada pelo Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas e que acontece desde 2012, com os objetivos de divulgar e valorizar o que vem sendo elaborado na área das Artes Cênicas, além de contribuir para a formação e educação de novas platéias. O evento - que se encerrará nos próximos dias 28 e 29 - começa hoje com duas peças: Troca-se Histórias por Brincadeiras, do próprio Grupo Arretado, a partir das 15h30, e, em seguida, às 17h30, o Show Imaginart, do grupo Imaginart Festas e Fantasias, ambas na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, instalada no Espaço Cultural, em João Pessoa, onde serão reapresentadas amanhã, nos mesmos horários e local. O ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente nas Lojas Brinquedos & Presentes.

“A nossa expectativa é positiva e estimamos atrair, no total, quatro mil espectadores. Nesta edição, por razão de disponibilidade de espaço, reduzimos de quatro para duas semanas de espetáculos, mas o conteúdo, ou seja, a quantidade de atrações e a qualidade, continua o mesmo”, disse para o jornal A União Nelson Alexandre, coordenador e diretor do festival. Ele admitiu que o evento já se consolidou na cena cultural da cidade. “Isso foi conseguido graças à qualidade dos espetáculos e à credibilidade alcançada pelo Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas, que existe desde 1988”, comentou ele, para quem o nicho infantil, na área das Artes Cênicas, pode crescer mais, acrescentando, ainda, que a iniciativa também se mostra como uma opção de lazer para os turistas que visitam João Pessoa.

Troca-se Histórias por Brincadeiras, do Grupo Arretado Produções Artísticas, de João Pessoa, é o espetáculo que abre o festival às 15h30 de hoje. A direção e o roteiro são assinados por Edilson Alves, que também contracena com Matheus Henrique. A trama mostra Dengoso, um palhaço aventureiro, que anda em parceria com Pitoco, seu afilhado, um menino curioso, músico e, ao mesmo tempo, brincalhão. Ambos, trocando brincadeiras por histórias, transportam crianças, jovens e adultos para o mundo do faz de conta, da magia e feitiço das contações de histórias.

A outra atração de hoje, às 17h30, é o espetáculo Show Imaginart, com roteiro e direção de Flávio Lira, e que o grupo Imaginart Festas e Fantasias encena na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. Trata-se de uma atração de variedades, em que mais de 10 personagens do universo infantil - a exemplo de A Bela e a Fera, Anna e Elsa (Frozen), Capitão América (Os Vingadores) e Galinha (Galinha Pintadinha) - se apresentam e conduzem uma peça de pura magia e interação com o público. Por ser dançante, permite a participação direta dos espectadores.

O Festival será encerrado no próximo final de semana, com as apresentações de mais dois espetáculos, ambos na Sala de Concertos Maestro José Siqueira. No sábado, dia 28, às 15h30, o público assistirá Terra do Antes, da Cia de Teatro Nós 2, de João Pessoa, que é direcionado para bebês e, evidentemente, seus pais, com roteiro e direção de Flávio Lira e Nyka Barros. A encenação ocorre de forma lúdica e sensorial, fases pelas quais todo ser humano passa. E, nesse sentido, são enfocadas situações, a exemplo do antes de nascer, o vir ao mundo a as experiências daí advindas, como observar a luz, andar, comer e trabalhar, além, da descoberta dos animais, seres e dos sons. E, em seguida, às 17h30, a outra atração será Branca de Neve, do Grupo Arretado Produções Artísticas, com adaptação e direção de Nelson Alexandre. Baseado no clássico eternizado no cinema pelos estúdios Walt Disney, dos Estados Unidos, o enredo é ambientado em um reino muito distante, onde viviam uma rainha e um rei com seus servos e sua corte, além de uma linda princesinha, que era alva como a neve, tinha os lábios vermelhos como uma rosa e cabelos negros como o ébano. Esta princesa era a Branca de Neve e este é apenas o início da história, cujo desfecho a criançada vai poder conferir no Espaço Cultural. E no domingo (29), ambas as peças serão reapresentadas nos mesmos horários e local.