Evento debate autoria feminina na Paraíba

publicado: 30/03/2023 12h46, última modificação: 30/03/2023 12h59
Em Sousa, no Sertão do estado, Centro Cultural Banco do Nordeste continua com exibições e discussões sobre o tema
1 | 3
Nas exibições, os documentários ‘Torre das Donzelas’, com direção de Susanna Lira (foto 1), e ‘Meu Querido Supermercado’ (foto 2), da cineasta Tali Yankelevich. Foto: Mundo Operante Produções/Divulgação
2 | 3
Nas exibições, os documentários ‘Torre das Donzelas’, com direção de Susanna Lira (foto 1), e ‘Meu Querido Supermercado’ (foto 2), da cineasta Tali Yankelevich. Foto: Reprodução
3 | 3
Realizadoras Ana Célia Gomes (E), Andryelle Araújo (C) e Mayara Valentin (D) vão participar do painel com o tema “Cinema de autoria feminina na Paraíba: desafios e conquistas”. Fotos: Acervo Pessoal
Susanna-Lira-durante-a-filmagem-de-Torre-das-Donzelas-2018 - Mundo Operante Produções.jpg
Supermercado-1.jpg
Ana Célia Gomes - Andryelle Araújo - Mayara Valentin.jpg

Dando continuidade à Semana do Cinema de Autoria Feminina, o Centro Cultural Banco do Nordestre (CCBnB), no município de Sousa, no Sertão paraibano, promove gratuitamente uma série de sessões audiovisuais com filmes dirigidos por mulheres e debates acerca do assunto.

Hoje, o tema será “Cinema de autoria feminina na Paraíba: desafios e conquistas”, com as realizadoras Ana Célia Gomes e Mayara Valentin, e a representante da União das Mulheres no Audiovisual da Paraíba (UMA), Andryelle Araújo.

Entre os assuntos abordados no encontro, que será realizado no Teatro Multifuncional do CCBnB, a partir das 15h30, o contexto histórico do cinema paraibano produzido e realizado por mulheres (na frente e por trás das câmeras), as conquistas e os novos desafios para as gerações que se destacam na direção, produção, fotografia, edição e nas conquistas de políticas públicas para o setor audiovisual.

Ana Célia Gomes - Andryelle Araújo - Mayara Valentin.jpg

Sessões gratuitas
Já amanhã, no mesmo local, haverá exibição de dois documentários em longa-metragem: a partir das 15h30 será projetado Torre das Donzelas (2018), com direção de Susanna Lira. Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na “Torre das Donzelas”, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção.

Para o conjunto de celas femininas do Presídio Tiradentes eram levados os presos políticos, depois de passarem por órgãos da repressão como o Dops e o DOI-Codi. A classificação indicativa para o longa-metragem é 12 anos. O documentário mantém um site oficial (www.torredasdonzelas.com.br) com uma série de depoimentos e curiosidades sobre a história e a produção, como o papel da mulher na ditadura.

O outro filme que será exibido no evento, a partir das 19h, será Meu Querido Supermercado (2020), de Tali Yankelevich, mesma diretora de The Perfect Fit. O longa nos apresenta a rotina dos funcionários de um supermercado que, enquanto executam atividades extremamente repetitivas, encontram espaço para expressar suas dúvidas e afetos. No espaço confinado da loja, os funcionários não permitem que a rotina aprisione suas imanências e sua imaginação. A classificação indicativa é 10 anos.

No documentário, seis funcionários de um supermercado, localizado na Grande São Paulo, dão voz aos personagens. Ao todo, quatro homens e duas mulheres que, diariamente, desempenham as mesmas funções, falam sobre suas personalidades, preferências e as relações no mercado de trabalho e entre os colegas, além da invisibilidade que vivenciam.

Para Tali Yankelevich, o ambiente de um supermercado possibilitou ter uma ampla visão para confecção do filme. “Encontrei ali todos os elementos para compor uma história: drama, poesia, humor, transcendência, conflitos existenciais e musicalidade”, chegou a afirmar a diretora.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de março de 20223.